Os Componentes Linguístico e Extralinguístico na Construção dos Sentidos

Auteurs

  • Maria Aparecida Lino Pauliukonis Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.35520/diadorim.2017.v19n2a10508

Mots-clés :

Gênero textual, Organização do discurso, Estratégias linguístico-discursivas.

Résumé

Pretende-se apresentar proposta de análise de um texto jornalístico -- reportagem em revista--, a partir da concepção de texto como discurso ou como um evento em situação interativa de linguagem, em que se manifestam elementos linguísticos e extralinguísticos. Com base em aparatos teóricos da Linguística do Texto e da Análise do Discurso, focalizam-se as operações linguístico-discursivas por meio das quais se observam funções do componente gramatical, sua realização segundo normas do código linguístico, e das operações discursivas realizadas por enunciadores regidos por um contrato comunicativo, com o fim de produzir efeitos de sentido e influência.

Biographie de l'auteur

Maria Aparecida Lino Pauliukonis, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Departamento de Letras Vernáculas Língua Portuguesa

Références

ANTUNES, I. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

CHARAUDEAU, P. Linguagem e discurso: modos de organização, São Paulo: Contexto, 2008.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2009.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2009.

MOITA LOPES, L.P. Por uma linguística aplicada interdisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006

NEVES, M.H.M. Texto e Gramática. São Paulo: Contexto, 2013.

PAULIUKONIS, M.A.L.“Texto e contexto.” In. RODRIGUES, S.V.; BRANDÃO, S.F. Ensino de Gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2010.

Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. -- MEC/Brasília: 1997.

SALOMONE, Roberta. O mapa do tesouro desconhecido. Revista Veja, São Paulo,Ed. 1914, 20 de julho de 2005, p. 104-105.

TRAVAGLIA. L. C. Gramática, ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003.

Téléchargements

Publiée

2017-12-29

Numéro

Rubrique

II. Para a relação entre ensino de gramática e produção de sentidos