O Ensino de Verbos no Ensino Médio à Luz do Funcionalismo Linguístico

Autori

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2017.v19n2a10399

Parole chiave:

Verbo, Funcionalismo, Gramaticalização, Embreagens verbais,

Abstract

O objetivo deste trabalho é apresentar algumas contribuições funcionalistas para o ensino de verbos no Ensino Médio. Entende-se que a ênfase no exame dos aspectos flexionais dessa classe de palavras em sala de aula tende a tornar mecânica a capacidade analítica do aluno não só em relação ao exame da categoria verbo, mas de toda a língua, de modo a não se atentar para os aspectos semânticos e discursivo-pragmáticos envolvidos no uso da linguagem. Em função disso, buscou-se, inicialmente, problematizar a conceituação da categoria verbo com base em alguns livros didáticos. Em seguida, apresentaram-se três importantes contribuições funcionalistas para o tratamento dessa classe de palavras: 1) a prototipia e a gramaticalização nos verbos, 2) a gradiência da transitividade, e 3) as embreagens verbais. Como resultados, verificou-se que alguns conceitos funcionalistas, juntamente com a proposta de Fiorin (1996), propiciam reflexões fundamentais não só para se pensar o ensino produtivo e crítico da categoria verbo, mas para a compreensão de aspectos mais gerais ligados à organização da própria língua.

Biografie autore

Fernanda Carolina Mendes, Universidade Federal de Goiás

Mestranda em Estudos Lignuísticos na Universidade Federal de Goiás (UFG) e graduada em Letras (licenciatura em Português) pela Faculdade de Letras da UFG. Interessa-se, principalmente, por estudos linguísticos, com ênfase em sintaxe funcionalista. Atualmente, também é servidora efetiva da Universidade Estadual de Goiás, atuando na elaboração e na revisão de textos normativos.

Leosmar Aparecido da Silva, Universidade Federal de Goiás

Leosmar Aparecido da Silva é Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui mestrado em Letras e Linguística também pela UFG. É graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia Cora Coralina, atual Campus Cidade de Goiás da UEG. Atualmente é professor de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal de Goiás e membro do Grupo de Estudos Funcionalistas.Tem experiência na área de Linguística. Desenvolve pesquisas na área de descrição de línguas naturais, especificamente, na português contemporâneo falado no Brasil. Desenvolve, também, pesquisa sobre o ensino de Língua Portuguesa.

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Pubblicato

2017-12-29

Fascicolo

Sezione

I. Para a abordagem reflexiva da gramática