O ensino de Língua Portuguesa: PCN e livros didáticos em questão
DOI:
https://doi.org/10.35520/diadorim.2009.v6n0a3888Abstrakt
Já há muito tempo vem sendo proposta uma visão mais crítica do ensino de Língua Portuguesa, enfatizando leitura e produção textual. Desde a publicação dos PCN, com as avaliações de livros didáticos organizadas pelo MEC, a abordagem linguística tem sido pautada nos pressupostos teóricos da Linguística Textual, como os conceitos de referenciação, gêneros textuais, sequenciação etc. Entretanto, é necessário analisar até que ponto os livros didáticos de Língua Portuguesa vêm colocando em prática alguns desses conceitos. Este artigo discutirá a abordagem de tipologia e gênero textuais em alguns livros didáticos de Língua Portuguesa.Pobrania
Opublikowane
Numer
Dział
Licencja
Transferência de direitos autorais - Autorização para publicação
Caso o artigo submetido seja aprovado para publicação, já fica acordado que o autor autoriza a UFRJ a reproduzi-lo e publicá-lo na Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, entendendo-se os termos "reprodução" e "publicação" conforme definição respectivamente dos incisos VI e I do artigo 5° da Lei 9610/98. O artigo poderá ser acessado pela internet, a título gratuito, para consulta e reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem a consulta. Essa autorização de publicação não tem limitação de tempo, ficando a UFRJ responsável pela manutenção da identificação do autor do artigo.
A Revista Diadorim utiliza uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).