Sophia: do branco do papel às aranhas da escrita

Autores

  • Márcia Helena Saldanha Barbosa Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.35520/diadorim.2014.v15n0a4017

Resumo

O trabalho examina, sob a perspectiva da crítica temática, o modo como são definidos os momentos constituintes e a natureza da experiência poética em obras de Sophia de Mello Breyner Andresen publicadas a partir dos anos 1950. A análise recorre à descrição das estruturas da experiência poética contemporânea proposta por Michel Collot e relacionada, em seus estudos teórico-críticos, à noção de paisagem.

Biografia do Autor

Márcia Helena Saldanha Barbosa, Universidade de Passo Fundo

Professora de Literaturas de Língua Portuguesa do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Curso de Letras da Universidade de Passo Fundo, integrante do Grupo de Pesquisa do CNPq Estudos de Paisagem nas Literaturas de Língua Portuguesa.

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Publicado

2014-06-15

Edição

Seção

Poéticas contemporâneas