A banalidade da violência policial contra jovens pobres, pretos e periféricos na cidade de Fortaleza

Autores

  • Glauciria Mota Brasil Universidade Estadual do Ceará https://orcid.org/0000-0001-9929-9097
  • Erica Maria Santiago Faculdade Princesa do Oeste
  • Marcílio Dantas Brandão Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

jovens, abordagens e suspeição policiais, violência, território estigmatizado, Estado penal

Resumo

Este estudo aborda a relação entre polícia e jovens na periferia de Fortaleza, Ceará. A relevância do trabalho está em tratar das narrativas dos sujeitos policiais e jovens envolvidos em uma realidade local marcada por violações de direitos e abusos policiais. Para a população que reside nas periferias das cidades brasileiras, a criminalização e a discriminação dos jovens pobres e negros, moradores desses territórios estigmatizados, já se tornou algo banal.

Biografia do Autor

Glauciria Mota Brasil, Universidade Estadual do Ceará

Professora emérita do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e do curso de Mestrado em Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará (UECE, Fortaleza, Brasil). É coordenadora do Laboratório de Direitos Humanos, Cidadania e Ética (LabVida) da UECE e bolsista de produtividade do CNPq. Tem pós-doutoramento em sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Porto Alegre) e doutorado em serviço social e política social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Erica Maria Santiago, Faculdade Princesa do Oeste

Coordenadora e professora do curso de bacharelado em serviço social da Faculdade Princesa do Oeste (FPO, Crateús, Brasil). Tem mestrado e bacharelado em serviço social pela UECE. É pesquisadora do LabVida, da mesma universidade.

Marcílio Dantas Brandão, Universidade Estadual do Ceará

Pós-doutorando CAPES/FUNCAP e Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UECE.

Downloads

Publicado

2020-01-29

Edição

Seção

Artigos