Análise do fluxo de registro de suicídios entre o IML e o DataSUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/dilemas.v13n2.22852

Palavras-chave:

suicídio, análise de registros, saúde pública, risco, declaração de óbito

Resumo

O artigo analisa os registros de suicídio nas declarações de óbito (DOs) das cidades de Itabuna e adjacentes (Bahia) para o período 2010-2012 e compara-os com as informações correspondentes registradas no DataSUS. Analisaram-se os dados das DOs dessas cidades arquivadas no IML de Itabuna e o seu fluxo de registro, comparando-os com os dados finais do DataSUS. Como resultados de pesquisa o artigo apresenta: dados de frequência de suicídio para o período e região com base nas DOs; comparação entre as frequências obtidas na fonte primária e no DataSUS; descrição das etapas do fluxo do registro; problemas que contribuem para a subnotificação.

Biografia do Autor

Antônio Carlos Luz Costa, Universidade Estadual de Santa Cruz, BA

Professor titular de sociologia do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc, Ilhéus, Brasil). Tem doutorado, mestrado e graduação em sociologia pela Universidade de Hamburgo (Alemanha).

Roque Pinto, Universidade Estadual de Santa Cruz, BA

Professor titular de antropologia do DFCH da Uesc. Doctor Europaeus em antropologia pela Universidad de La Laguna (Espanha), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal da Bahia (UFBa, Salvador, Brasil) e graduado em ciências sociais pela UFBa.

Alciene Pereira da Silva, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (PPGENF) da UFBa, mestra em meio ambiente pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Prodema) da Uesc e enfermeira pela mesma universidade.

Itamar de Jesus Souza, União Metropolitana de Educação e Cultura, Itabuna, BA

Professor de comunicação social na Unime Itabuna. Tem mestrado em cultura e turismo pela Uesc e graduação em comunicação social pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

2020-05-15

Edição

Seção

Artigos