O ‘coração invisível’ do mercado: A gestão moral dos negócios de impacto como empreendimentos exemplares

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.4322/dilemas.v15n1.39266

Schlagworte:

negócios de impacto, finanças sociais, exemplaridade, moral, sociologia pragmática

Abstract

Este artigo discute os negócios de impacto, aqueles baseados na premissa de que é possível (e desejável) resolver problemas sociais de forma lucrativa, por meio da geração de impacto social positivo. Analisando um de seus dispositivos privilegiados, a teoria de mudança, e a accountability social para a sua realização, discuto como eles buscam — e, em parte alcançam — efetividade social, moral, para sua existência e suas práticas. Argumento que eles são construídos como empreendimentos exemplares que, segundo os atores neles engajados, demonstram pragmaticamente o que pode e deve ser feito para resolver problemas sociais a partir dos negócios.

Autor/innen-Biografie

Samantha Sales, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil), com estágio doutoral no Centre de sociologie des organisations (CSO) do Institut d’études politiques de Paris (Sciences Po, França) e do Centre national de la recherche scientifique (CNRS, Paris, França). Tem mestrado pelo PPGSA da UFRJ e graduação em ciências sociais pela mesma universidade. É pesquisadora associada do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (Necvu) da UFRJ.

Veröffentlicht

2022-01-18