O ‘coração invisível’ do mercado: A gestão moral dos negócios de impacto como empreendimentos exemplares
DOI:
https://doi.org/10.4322/dilemas.v15n1.39266Palabras clave:
negócios de impacto, finanças sociais, exemplaridade, moral, sociologia pragmáticaResumen
Este artigo discute os negócios de impacto, aqueles baseados na premissa de que é possível (e desejável) resolver problemas sociais de forma lucrativa, por meio da geração de impacto social positivo. Analisando um de seus dispositivos privilegiados, a teoria de mudança, e a accountability social para a sua realização, discuto como eles buscam — e, em parte alcançam — efetividade social, moral, para sua existência e suas práticas. Argumento que eles são construídos como empreendimentos exemplares que, segundo os atores neles engajados, demonstram pragmaticamente o que pode e deve ser feito para resolver problemas sociais a partir dos negócios.Descargas
Publicado
2022-01-18
Número
Sección
Artigos
Licencia
Al enviar un texto, los autores conservan los derechos de autor y conceden DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social el derecho de primera publicación, estando la obra simultáneamente licenciada bajo la Licencia Creative Commons tipo atribución BY (CC-BY), que permite compartir la obra con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.