O ‘coração invisível’ do mercado: A gestão moral dos negócios de impacto como empreendimentos exemplares
DOI :
https://doi.org/10.4322/dilemas.v15n1.39266Mots-clés :
negócios de impacto, finanças sociais, exemplaridade, moral, sociologia pragmáticaRésumé
Este artigo discute os negócios de impacto, aqueles baseados na premissa de que é possível (e desejável) resolver problemas sociais de forma lucrativa, por meio da geração de impacto social positivo. Analisando um de seus dispositivos privilegiados, a teoria de mudança, e a accountability social para a sua realização, discuto como eles buscam — e, em parte alcançam — efetividade social, moral, para sua existência e suas práticas. Argumento que eles são construídos como empreendimentos exemplares que, segundo os atores neles engajados, demonstram pragmaticamente o que pode e deve ser feito para resolver problemas sociais a partir dos negócios.Téléchargements
Publié-e
2022-01-18
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons tipo atribuição BY (CC-BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.