A Biblioteca José de Alencar: sua história, memória e patrimônio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v5i2.31099

Palavras-chave:

Bibliotecas. Acervos. Memória. Patrimônio documental. Educação patrimonial

Resumo

A Biblioteca José de Alencar, idealizada e inaugurada pelo Professor Afrânio Coutinho em 09 de abril de 1969, é fonte de história, patrimônio, memória, pesquisa e leitura, referência na América Latina por seu acervo riquíssimo na área de Linguística, Filologia e Literatura. Os exemplares raros, as primeiras edições, as obras autografadas e os livros com edições esgotadas foram reunidos no Museu de Língua e Literatura. A inauguração da BJA ocorreu com uma exposição de obras selecionadas, das coleções da Biblioteca da antiga Faculdade Nacional de Filosofia, da Biblioteca Central da Universidade e de coleções particulares de maior importância bibliográfica como: Coleção Camoniana, Coleção Eciana, Coleção Adir Guimarães, Coleção Shakespeariana, Coleção Bastos Tigre. Em 06 de março de 1985, a Biblioteca José de Alencar foi reinaugurada no campus universitário da Ilha do Fundão. Em 1994, foram adquiridas as coleções dos professores Celso Cunha e Afrânio Coutinho, esta especializada em Literatura e Crítica Literária. De 1969 até 2019 a Biblioteca José de Alencar cresceu sobremaneira. Seus trabalhos técnicos passaram a ser informatizados através da base de dados Aleph, tanto os serviços de catalogação em 2003, quanto de circulação, em 2010. Em 2016 foi criada a Oficina de Conservação e Restauração. Através de projetos com o SiBI e também com professores da Faculdade de Letras da UFRJ, pretende-se conseguir recursos para digitalizar algumas obras do Museu de Língua e Literatura e também da Coleção Celso Cunha, a fim de preservar acervos, a memória e a história da literatura.

Biografia do Autor

Cila Verginia da Silva Borges, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1992). Especialização em Gestão da Universidade Pública Federal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2013). Mestrado Profissional em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2017), tendo como orientadora Mariza Costa Almeida e como título da dissertação "A inovação na dinâmica dos serviços de informação nas bibliotecas universitárias federais". É bibliotecária-documentalista da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras (UFRJ/FL), chefe da Biblioteca José de Alencar. Tem experiência na área de Biblioteconomia, Gestão de Bibliotecas, Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: biblioteca universitária, gestão, acessibilidade.

Solange Ribeiro Viegas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (2018) pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Mestre em Ciência da Educação pela Universidade Americana - Assunção (2016), Especialista em Orientação Educacional pela Faculdade de Humanidades Pedro II. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (1988). Bibliotecária e Documentalista da UFRJ. Atua na área de preservação documental. Implementou e coordena o Laboratório de Desenvolvimento de Técnicas de Conservação de Documentos da Biblioteca José de Alencar (BJA) da UFRJ. Pesquisadora na linha da conservação preventiva. Inventora do Módulo de Higienização Multifuncional. Desenvolve atividades de Educação Patrimonial. É responsável pela seção de obras raras da BJA/UFRJ.

Rosângela Coutinho da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/FIOCRUZ). Especialista em Gestão da Informação e Inteligência Competitiva, com ênfase em didática do ensino superior. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (2002). Tem experiência na área de gerência informacional, processamento técnico, treinamento em competência informacional e produção cultural. Atualmente é bibliotecária da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Afrânio Coutinho. Disponível em: http://www.academia.org.br/academicos/afranio-coutinho/bibliografia. Acessado em 12 nov. 2019.

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Celso Ferreira da Cunha. Disponível em: http://www.academia.org.br/academicos/celso-ferreira-da-cunha/biografia. Acessado em 20 jul. 2012.

BORGES, Cila VS. A Coleção Celso Cunha da Faculdade de Letras da UFRJ e sua contribuição para o ensino e a pesquisa acadêmica. In: SEMINÁRIO Memória, Documentação e Pesquisa, 5.: Coleções especiais, patrimônio e memória. Rio de Janeiro, SiBI/UFRJ, 2012.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. SANTOS, Paulo Lenir dos (Org.). Porto Alegre: Sagra e Luzatto, 2000.

MAGALHÃES, L. H. et. al. Educação Patrimonial: da teoria à prática. Londrina: Ed. da UniFil, 2009.

PEREIRA, Cilene da Cunha, Pereira, Paulo Roberto (Coord.). Miscelânea de Estudos Linguísticos, Filológicos e Literários In Memoriam de Celso Cunha. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.

VIEGAS, S. Imagem de danos em bibliotecas. Rio de Janeiro, 2019.

Downloads

Publicado

2019-12-07

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático