Termo de Alinhamento e Vistoria: testemunho do arrendamento do uso do espaço público na Praça São João, Cidade Baixa de Salvador, em 1849

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v6i1.31716

Palavras-chave:

Manuscritos. Arquivo Histórico Municipal de Salvador. Termos de Alinhamentos e Vistorias. Praça São João. Regulação do espaço público urbano.

Resumo

O Termo de Alinhamento e Vistoria de julho de 1849, apresentado nessa transcrição, faz parte da coleção de onze volumes encadernados pertencentes ao acervo permanente do Arquivo Histórico Municipal de Salvador (AHMS). Esse manuscrito registra o processo de arrendamento anual de trinta e seis pequenas áreas de comércio exclusivo de gêneros alimentícios no local da antiga Praça São João, situada na Cidade Baixa do município. O documento revela o aluguel concedido a comerciantes livres e cativos(as), especialmente mulheres, citando-os(as) nominalmente, revelando um aspecto interessante da dinâmica social urbana da cidade em meados do século XIX.

Biografia do Autor

Jan Maurício van Holthe, Universidade Salvador - UNIFACS

Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Mestrado em Conservação e Restauro pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Desde 2012 faz parte do corpo docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Salvador - UNIFACS.

Referências

BERWANGER, Ana Regina; LEAL, João Eurípedes Franklin. Noções de paleografia e de diplomática. Santa Maria: Editora da UFSM, 1995.

CÂMARA, Marcos Paraguassu de A. Conceição e Pilar. Freguesias seculares do centro econômico e do porto de Salvador até o século XIX. 1988. Dissertação (Mestrado em História) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1988.

FLEXOR, Maria Helena Ochi. Abreviaturas: manuscritos dos séculos XVI ao XIX. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2008.

MATTOSO, Kátia M. de Queirós. Bahia: A Cidade do Salvador e Seu Mercado no Século XIX. São Paulo: Hucitec, 1978.

Fonte manuscrita:

ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL DE SALVADOR. Termos de Alinhamentos e Vistorias: 1849-1855. Estante 09. Número de Ordem 174.10. 201 fls. ms.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2020-03-24

Edição

Seção

Fontes Primárias