Termo de Alinhamento e Vistoria: testemunho do arrendamento do uso do espaço público na Praça São João, Cidade Baixa de Salvador, em 1849
DOI:
https://doi.org/10.24206/lh.v6i1.31716Parole chiave:
Manuscritos. Arquivo Histórico Municipal de Salvador. Termos de Alinhamentos e Vistorias. Praça São João. Regulação do espaço público urbano.Abstract
O Termo de Alinhamento e Vistoria de julho de 1849, apresentado nessa transcrição, faz parte da coleção de onze volumes encadernados pertencentes ao acervo permanente do Arquivo Histórico Municipal de Salvador (AHMS). Esse manuscrito registra o processo de arrendamento anual de trinta e seis pequenas áreas de comércio exclusivo de gêneros alimentícios no local da antiga Praça São João, situada na Cidade Baixa do município. O documento revela o aluguel concedido a comerciantes livres e cativos(as), especialmente mulheres, citando-os(as) nominalmente, revelando um aspecto interessante da dinâmica social urbana da cidade em meados do século XIX.
Riferimenti bibliografici
BERWANGER, Ana Regina; LEAL, João Eurípedes Franklin. Noções de paleografia e de diplomática. Santa Maria: Editora da UFSM, 1995.
CÂMARA, Marcos Paraguassu de A. Conceição e Pilar. Freguesias seculares do centro econômico e do porto de Salvador até o século XIX. 1988. Dissertação (Mestrado em História) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1988.
FLEXOR, Maria Helena Ochi. Abreviaturas: manuscritos dos séculos XVI ao XIX. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2008.
MATTOSO, Kátia M. de Queirós. Bahia: A Cidade do Salvador e Seu Mercado no Século XIX. São Paulo: Hucitec, 1978.
Fonte manuscrita:
ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL DE SALVADOR. Termos de Alinhamentos e Vistorias: 1849-1855. Estante 09. Número de Ordem 174.10. 201 fls. ms.
##submission.downloads##
##submission.additionalFiles##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte:
a. Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados; os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos trabalhos publicados; o trabalho publicado está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento da publicação desde que haja o reconhecimento de autoria e da publicação pela Revista LaborHistórico.
b. Em caso de uma segunda publicação, é obrigatório reconhecer a primeira publicação da Revista LaborHistórico.
c. Os autores podem publicar e distribuir seus trabalhos (por exemplo, em repositórios institucionais, sites e perfis pessoais) a qualquer momento, após o processo editorial da Revista LaborHistórico.