Ilustração em cartas: uma expansão do pensamento entre desenhos e escrita
DOI:
https://doi.org/10.24206/lh.v6i2.32145Palavras-chave:
Cartas. Ilustrações. Ação. Artística. Experimental.Resumo
O presente artigo busca propor um exercício reflexivo sobre a relação entre ilustração e texto no suporte epistolar por meio das cartas do artista suíço Albert Müller. Nesse sentido, apresentamos duas de suas missivas, datadas do ano de 1924, cuja destinatária era sua esposa, Anna Müller. Observamos que os recursos linguísticos e semânticos promovem uma relação multidisciplinar em nosso objeto de estudo. Algo que rompe a relação hierárquica comumente atribuída a diferentes linguagens que ocupam o mesmo espaço em manuscritos, sendo o texto tomado como “mote”, enquanto a ilustração, uma “facilitadora de sentidos”. Para que fosse possível confrontar essa percepção, partimos das ideias de “tradução” e “coerência intersemiótica’ que relacionam as distintas linguagens trabalhadas nas cartas. Contudo, em nossas análises, percebemos como as linguagens interagiam entre si e na verdade promoviam uma espécie de expansão deste conteúdo, promovendo uma nova formulação da mensagem.Referências
AMSTRONG, Karen. Uma Pequena História do Mito. Teorema: Lisboa, 2005.
CAMARGO, Luis Hellmeister. Poesia infantil e Ilustração: estudo sobre Ou isso ou aquilo de Cecília Meireles. Dissertação (Letras e Teoria Literária). Instituto de Estudo das Linguagens, Universidade Estadual de Campinas, 1998.
CHRISTIN, A. M. A History of Writing: from hieroglyph to multimedia. Paris: Flammarion, 2001.
DAMÁSIO, António. O Sentimento de Si. O Corpo, a Emoção e a Neurobiologia da Consciência. 6ª edição. Publicações Europa-América: Mem Martins, 2000.
GOMBRICH, Ernst Hans. A História da arte. 16. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
HAROCHE-BOUZINAC, G. Escritas epistolares. Trad. Lígia Fonseca Ferreira. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo 2016.
MAFFESOLI, Michel. Elogio da razão sensível. Editora Vozes: São Paulo, 2005.
MARTINS, Maria Helena. Crônica de uma utopia: leitura e literatura infantil em trânsito. Apres. Marisa Lajolo. São Paulo: Brasiliense, 1989.
MELOT, Michel. The Art of Illustration. Rizzoli International Publications,Inc.: New York, 1984.
PEREIRA, Nilce Maria. Traduzindo com imagens: a imagem como reescritura, a ilustração como tradução. Tese (Estudos Linguísticos e literários em Inglês). Departamento de Letras Modernas, Universidade de São Paulo, 2008.
QUENTAL, Joana Maria Pacheco. A ilustração enquanto processo e pensamento. Autoria e interpretação. Tese (Obtenção do grau de Doutor em Design). Departamento de Design da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 2009.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte:
a. Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados; os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos trabalhos publicados; o trabalho publicado está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento da publicação desde que haja o reconhecimento de autoria e da publicação pela Revista LaborHistórico.
b. Em caso de uma segunda publicação, é obrigatório reconhecer a primeira publicação da Revista LaborHistórico.
c. Os autores podem publicar e distribuir seus trabalhos (por exemplo, em repositórios institucionais, sites e perfis pessoais) a qualquer momento, após o processo editorial da Revista LaborHistórico.