Ilustração em cartas: uma expansão do pensamento entre desenhos e escrita
DOI:
https://doi.org/10.24206/lh.v6i2.32145Keywords:
Cartas. Ilustrações. Ação. Artística. Experimental.Abstract
O presente artigo busca propor um exercício reflexivo sobre a relação entre ilustração e texto no suporte epistolar por meio das cartas do artista suíço Albert Müller. Nesse sentido, apresentamos duas de suas missivas, datadas do ano de 1924, cuja destinatária era sua esposa, Anna Müller. Observamos que os recursos linguísticos e semânticos promovem uma relação multidisciplinar em nosso objeto de estudo. Algo que rompe a relação hierárquica comumente atribuída a diferentes linguagens que ocupam o mesmo espaço em manuscritos, sendo o texto tomado como “mote”, enquanto a ilustração, uma “facilitadora de sentidos”. Para que fosse possível confrontar essa percepção, partimos das ideias de “tradução” e “coerência intersemiótica’ que relacionam as distintas linguagens trabalhadas nas cartas. Contudo, em nossas análises, percebemos como as linguagens interagiam entre si e na verdade promoviam uma espécie de expansão deste conteúdo, promovendo uma nova formulação da mensagem.References
AMSTRONG, Karen. Uma Pequena História do Mito. Teorema: Lisboa, 2005.
CAMARGO, Luis Hellmeister. Poesia infantil e Ilustração: estudo sobre Ou isso ou aquilo de Cecília Meireles. Dissertação (Letras e Teoria Literária). Instituto de Estudo das Linguagens, Universidade Estadual de Campinas, 1998.
CHRISTIN, A. M. A History of Writing: from hieroglyph to multimedia. Paris: Flammarion, 2001.
DAMÁSIO, António. O Sentimento de Si. O Corpo, a Emoção e a Neurobiologia da Consciência. 6ª edição. Publicações Europa-América: Mem Martins, 2000.
GOMBRICH, Ernst Hans. A História da arte. 16. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
HAROCHE-BOUZINAC, G. Escritas epistolares. Trad. Lígia Fonseca Ferreira. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo 2016.
MAFFESOLI, Michel. Elogio da razão sensível. Editora Vozes: São Paulo, 2005.
MARTINS, Maria Helena. Crônica de uma utopia: leitura e literatura infantil em trânsito. Apres. Marisa Lajolo. São Paulo: Brasiliense, 1989.
MELOT, Michel. The Art of Illustration. Rizzoli International Publications,Inc.: New York, 1984.
PEREIRA, Nilce Maria. Traduzindo com imagens: a imagem como reescritura, a ilustração como tradução. Tese (Estudos Linguísticos e literários em Inglês). Departamento de Letras Modernas, Universidade de São Paulo, 2008.
QUENTAL, Joana Maria Pacheco. A ilustração enquanto processo e pensamento. Autoria e interpretação. Tese (Obtenção do grau de Doutor em Design). Departamento de Design da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 2009.
Downloads
Additional Files
- Carta com desenhos de Albert Müller (Português (Brasil))
- Carta com desenhos de Albert Müller (Português (Brasil))
- Self portrait (Português (Brasil))
- Rebberge im Tessinn (Português (Brasil))
- Carta com desenhos de Albert Müller (Português (Brasil))
- Carta com desenhos de Albert Müller (Português (Brasil))
- Carta com desenhos de Albert Müller (Português (Brasil))
Published
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following:
a. The authors hold copyright of the published papers; authors are the sole responsible party for published papers content; the published paper is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License which allows the sharing of the publication as long as there is acknowledgement of authorship and publishing by Revista LaborHistórico.
b. Authors should seek previous permission from the journal in order to publish their articles as book chapters. Such publications should acknowledge first publishing by LaborHistórico.
c. Authors may publish and distribute their papers (for example, at institutional repositories, author's sites) at any time during or after the editorial process by Revista LaborHistórico.