Palavra-experiência e os panoramas oitocentistas britânicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v6i2.32231

Palavras-chave:

Panoramas. Experiência. Escrita. Século XIX. Reino Unido.

Resumo

O texto trata da relação entre imagem e escrita nos panoramas oitocentistas britânicos. Percorremos o fenômeno dos panoramas, forma artística patenteada pelo pintor irlandês Robert Barker em 1787. Nenhuma das pinturas de panoramas que estudamos existe nos dias atuais. Para seu estudo recorremos a duas fontes textuais. A primeira são as críticas publicadas em jornais no momento da inauguração das exposições nas rotundas. Em seguida, fazemos a análise da relação entre imagem e escrita partir de uma característica inventada pelo próprio fenômeno dos panoramas: o guia escrito, pequenos textos que acompanhavam a própria experiência nas rotundas e que sobreviveram aos dias atuais. Com essas fontes, entendemos o que chamo de palavra-experiência, e a importância dos textos para o fenômeno dos panoramas oitocentistas e sua noção de totalidade.

Biografia do Autor

Carla Hermann, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Artes (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2016). Professora contratada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017-2019) e pesquisadora do Patrimônio Cultural da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Referências

AGUIRRE, Robert. Informal Empire – Mexico and Central America in Victorian Culture. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2005.

BYERLY, Alison. Are we there yet? Virtual Travel and Victorian Realism. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 2013. Edição Kindle.

DESCRIPTION of a view of the city of the City of Mexico, and surrounding country: now exhibiting in the Panorama, Leicester-Square; painted by the proprietor, Robert Burford, from drawings taken in the summer of 1823, brought to this country by Mr. W. Bullock. London: Printed by J. and C. Adlard, Bartholomew Close, 1826.

DESCRIPTION of a view of the city of St. Sebastian, and the Bay of Rio Janeiro: now exhibiting in the Panorama, Leicester-Square; painted by the proprietor, Robert Burford, from drawings taken in the year 1823. London: Printed by J. and C. Adlard, 1828.

DESCRIPTION of the Procession on the Coronation of His Majesty George the Fourth: Which took place on Thursday, July 19th, 1821. Now represented and exhibiting on the great rotunda of Henry Aston Barker´s Panorama, Leicester Square. London: Printed by J. and C. Adlard, 23, Bartholomew Close, 1823.

EXPLANATION of the beautiful view of Messina, in Sicily: taken from the light House, and painted upon 10,000 square feet of canvas by Henry Aston Barker, now exhibiting in the great rotunda of the Panorama, Leicester Square. Adlard Printer, Duke-Street, Smithfield. 1811

GRAU, Oliver. Arte virtual: a ilusão à imersão. São Paulo: Editora Unesp: Editora Senac, 2007.

HYDE, Ralph. Panoramania! Londres: Trefoil Publications, 1988,

PANORAMA of Rio Janeiro. The Sun, Londres, p. 3, 22 jun. 1827.

PANORAMAS. Chamber´s Journal of Popular Literature, Science and Arts. Conducted by William and Robert Chambers. Edimburgo, n. 316, 21 jan. 1860. p. 33.

OETTERMANN, Stephan. The Panorama. History of a Mass Medium. New York: Zone Books, 1997.

OLEKSIJCZUK, Denise. The First Panoramas: visions of the British Imperialism. London: University of Minnesota Press, 2001.

Downloads

Publicado

2020-06-06

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático