“Biblioteca Universal”: saberes necessários para a boa educação segundo monges da Ordem de Cister

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v8i1.40027

Palavras-chave:

Ordem de Cister. Códice alcobacense. Fonte primária. Biblioteca Universal.

Resumo

O livro Biblioteca Universal: em a qul se contem huã util, e muy proveytosa de todas as maes principaes noticias, de 1727, é um trabalho apógrafo, copiado por monges da Ordem de Cister, do Mosteiro de Santa Maria, em Alcoçaba. Disponibilizado digitalmente pela Biblioteca Nacional de Portugal, a obra apresenta ensinamentos variados, que tangem desde curiosidades e estudos referentes às ciências da natureza a discussões sobre a ética e a moral com base nas crenças da fé cristã. Dividido em sete tratados, o texto transcrito no presente trabalho aborda as páginas iniciais do livro. Sendo assim, inclui tanto informações de contracapa quanto um prólogo, além de dois fólios referentes ao primeiro tratado, no qual o autor dedica-se a transcrever ensinamentos de cunho religioso para um viver social considerado adequado e proveitoso.

Biografia do Autor

Davi Bretas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É mestre em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduado em Letras (Português/Inglês) pela mesma instituição.

Referências

BERWANGER, Ana Regina; LEAL, João Eurípedes Franklin. Noções de paleografia e de diplomática. Santa Maria: Editora da UFSM, 1995.

BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL. Biblioteca nacional: em a qual se contém uma útil e mui proveitosa lição de todas as mais principais noticias: 1727. 672 p. Cota do exemplar alc-133. Disponível em: http://purl.pt/26725. Acesso em: 9 de dezembro de 2020.

FLEXOR, Maria Helena Ochi. Abreviaturas: manuscritos dos séculos XVI ao XIX. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2008.

GONÇALVES, Carlos César Correia. A escola de Alcobaça. Revista lusófona de humanidades e tecnologias. Lisboa: 2006, n. 10, p. 92-96. Disponível em: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/2581?mode=full. Acesso em: 9 de dezembro de 2020.

Downloads

Publicado

2022-09-20

Edição

Seção

Fontes Primárias