“Biblioteca Universal”: saberes necessários para a boa educação segundo monges da Ordem de Cister
DOI:
https://doi.org/10.24206/lh.v8i1.40027Palavras-chave:
Ordem de Cister. Códice alcobacense. Fonte primária. Biblioteca Universal.Resumo
O livro Biblioteca Universal: em a qul se contem huã util, e muy proveytosa de todas as maes principaes noticias, de 1727, é um trabalho apógrafo, copiado por monges da Ordem de Cister, do Mosteiro de Santa Maria, em Alcoçaba. Disponibilizado digitalmente pela Biblioteca Nacional de Portugal, a obra apresenta ensinamentos variados, que tangem desde curiosidades e estudos referentes às ciências da natureza a discussões sobre a ética e a moral com base nas crenças da fé cristã. Dividido em sete tratados, o texto transcrito no presente trabalho aborda as páginas iniciais do livro. Sendo assim, inclui tanto informações de contracapa quanto um prólogo, além de dois fólios referentes ao primeiro tratado, no qual o autor dedica-se a transcrever ensinamentos de cunho religioso para um viver social considerado adequado e proveitoso.Referências
BERWANGER, Ana Regina; LEAL, João Eurípedes Franklin. Noções de paleografia e de diplomática. Santa Maria: Editora da UFSM, 1995.
BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL. Biblioteca nacional: em a qual se contém uma útil e mui proveitosa lição de todas as mais principais noticias: 1727. 672 p. Cota do exemplar alc-133. Disponível em: http://purl.pt/26725. Acesso em: 9 de dezembro de 2020.
FLEXOR, Maria Helena Ochi. Abreviaturas: manuscritos dos séculos XVI ao XIX. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2008.
GONÇALVES, Carlos César Correia. A escola de Alcobaça. Revista lusófona de humanidades e tecnologias. Lisboa: 2006, n. 10, p. 92-96. Disponível em: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/2581?mode=full. Acesso em: 9 de dezembro de 2020.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte:
a. Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados; os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos trabalhos publicados; o trabalho publicado está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento da publicação desde que haja o reconhecimento de autoria e da publicação pela Revista LaborHistórico.
b. Em caso de uma segunda publicação, é obrigatório reconhecer a primeira publicação da Revista LaborHistórico.
c. Os autores podem publicar e distribuir seus trabalhos (por exemplo, em repositórios institucionais, sites e perfis pessoais) a qualquer momento, após o processo editorial da Revista LaborHistórico.