Dinorá de Simas Enéas: uma pensionista de Gravura de Medalhas em Roma durante a 1ª Guerra Mundial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v6i2.40555

Palavras-chave:

Prêmio de viagem. Dinorá Azevedo de Simas Enéas. Escola Nacional de Belas Artes. Primeira Guerra Mundial. Filologia. Paleografia.

Resumo

A pensionista de Gravura de Medalhas e Pedras Preciosas, Dinorá de Simas Enéas, ganhadora do prêmio de Viagem da Escola Nacional de Belas Artes no ano 1913, se depararia meses após a sua chegada a Roma com uma situação inesperada que a faria retornar ao Brasil, interrompendo sua pensão: a Primeira Guerra Mundial. Dentre os registros de todo este processo, conservados no Arquivo Histórico da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresentamos aqui uma série de cartas que foram trocadas entre as partes para regularização da situação da estudante.

Biografia do Autor

Lindley de Oliveira Corrêa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda em História da Arte na Escola de Belas Artes/UFRJ, bolsista PIBIAC sob orientação do professor Dr. Alberto Martín Chillón. Atualmente pesquisa a vida da Artista Dinorá Azevedo, tendo interesse também na coleção de medalhas e moedas do Museu Dom João VI (EBA/UFRJ).

Millena Cassim Rodrigues Guedes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licencianda em Letras: Português- Latim na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPQ). Pesquisadora do Laboratório de Estudos Filológicos da UFRJ (LabEFil). Membro da equipe de edição da revista LaborHistórico.

Referências

CHILLÓN, A. M. A escultura e seu ofício no Brasil do Segundo Reinado (1840-1889). Tese de Doutorado. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2017.

DAZZI, Camila. O Ensino na Escola Nacional de Belas Artes — o Prêmio de Viagem à Europa e os alunos da antiga Academia. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 130-144, jan./abr. 2018. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/gearte. Acesso em 3 de abril. 2020

PEREIRA, S. G. Estudos sobre a Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro: estado da questão e revisão historiográfica. In: MODELOS NA ARTE 200 ANOS DA ESCOLA DE BELAS ARTES DO RIO DE JANEIRO. 7., 2017, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos do seminário do museu D. João VI. Disponível em: https://joaosextoseminario.files.wordpress.com/2016/07/anais-eletrc3b4nicos-do-vi-seminc3a1rio-do-museu-d-joc3a3o-vi-painc3a9is-de-pesquisa-2015.pdf; Acesso em 4 de jan.2020.

VALLE, Arthur G. A pintura da Escola Nacional de Belas Artes na 1ª República (1890-1930): da formação do artista aos seus modos estilísticos. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: Pós Graduação da Escola de Belas Artes/UFRJ, 2007.

Downloads

Publicado

2020-06-06

Edição

Seção

Fontes Primárias