Dinorá de Simas Enéas: uma pensionista de Gravura de Medalhas em Roma durante a 1ª Guerra Mundial
DOI:
https://doi.org/10.24206/lh.v6i2.40555Parole chiave:
Prêmio de viagem. Dinorá Azevedo de Simas Enéas. Escola Nacional de Belas Artes. Primeira Guerra Mundial. Filologia. Paleografia.Abstract
A pensionista de Gravura de Medalhas e Pedras Preciosas, Dinorá de Simas Enéas, ganhadora do prêmio de Viagem da Escola Nacional de Belas Artes no ano 1913, se depararia meses após a sua chegada a Roma com uma situação inesperada que a faria retornar ao Brasil, interrompendo sua pensão: a Primeira Guerra Mundial. Dentre os registros de todo este processo, conservados no Arquivo Histórico da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresentamos aqui uma série de cartas que foram trocadas entre as partes para regularização da situação da estudante.
Riferimenti bibliografici
CHILLÓN, A. M. A escultura e seu ofício no Brasil do Segundo Reinado (1840-1889). Tese de Doutorado. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2017.
DAZZI, Camila. O Ensino na Escola Nacional de Belas Artes — o Prêmio de Viagem à Europa e os alunos da antiga Academia. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 130-144, jan./abr. 2018. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/gearte. Acesso em 3 de abril. 2020
PEREIRA, S. G. Estudos sobre a Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro: estado da questão e revisão historiográfica. In: MODELOS NA ARTE 200 ANOS DA ESCOLA DE BELAS ARTES DO RIO DE JANEIRO. 7., 2017, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos do seminário do museu D. João VI. Disponível em: https://joaosextoseminario.files.wordpress.com/2016/07/anais-eletrc3b4nicos-do-vi-seminc3a1rio-do-museu-d-joc3a3o-vi-painc3a9is-de-pesquisa-2015.pdf; Acesso em 4 de jan.2020.
VALLE, Arthur G. A pintura da Escola Nacional de Belas Artes na 1ª República (1890-1930): da formação do artista aos seus modos estilísticos. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: Pós Graduação da Escola de Belas Artes/UFRJ, 2007.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte:
a. Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados; os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos trabalhos publicados; o trabalho publicado está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento da publicação desde que haja o reconhecimento de autoria e da publicação pela Revista LaborHistórico.
b. Em caso de uma segunda publicação, é obrigatório reconhecer a primeira publicação da Revista LaborHistórico.
c. Os autores podem publicar e distribuir seus trabalhos (por exemplo, em repositórios institucionais, sites e perfis pessoais) a qualquer momento, após o processo editorial da Revista LaborHistórico.