Edição semipaleográfica e fac-similar do Tratado de Haia (1641)

Autores

  • Eliabe Procópio Universidade Federal de Roraima
  • Lodewijk Hulsman (in memoriam) Universidade de Amsterdã e Universidade de Roraima (UFRR)

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v7i3.45325

Resumo

Esta é a edição semipaleográfica e fac-similar do Tratado de Haia (1641), assinado entre Portugal e Holanda e conservado no Arquivo Municipal de Amsterdã. Essa edição apresenta ao público brasileiro uma versão manuscrita, inédita e integral do Tratado, visto que as que estão disponíveis são impressas e limitado apenas à articulação. Esse Tratado foi celebrado num momento crucial para a história de Portugal e faz referência direta ao Brasil, constituindo-se como uma importante peça para os estudos do Brasil colônia, especificamente a presença holandesa em solo nacional, e como um testemunho do português seiscentista e da redação tratadística sob o arbítrio papal.

Biografia do Autor

Eliabe Procópio, Universidade Federal de Roraima

Doutor em Linguística/Língua Portuguesa (UNESP-FCLAR), Mestre em Linguística (UFC), Mestre em Filologia Hispânica (CSIC, Espanha); Licenciatura em Letras-Português/Espanhol e Literaturas (UFC). ** Professor de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal de Roraima (UFRR). ** Coordenador do Laboratório Imprimatur (LABIM) - Tradução, Revisão e Transcrição. ** Pesquisador em Filologia, Sociolinguística e Sociorretórica, na língua portuguesa e espanhola.

Lodewijk Hulsman (in memoriam), Universidade de Amsterdã e Universidade de Roraima (UFRR)

Doutor em História Social e Econômica pela Universidade de Amsterdã, pesquisador vinculado ao departamento de história da Universidade de Amsterdã e ao Núcleo de Pesquisas Eleitorais e Políticas da Amazônia (NUPEPA-UFRR).

Referências

BURKE, Peter. Linguagens e comunidades nos primórdios da Europa Moderna. Trad. de Cristina Yamagami. São Paulo: UNESP, 2010.

PROCÓPIO, Eliabe. Documentos relativos a Brasil conservados nos Arquivos Espanhóis (1535-1625). Curitiba: Appris, 2012. (Esta é a publicação da dissertação de mestrado defendida em 2010, no Consejo Superior de Investigaciones Científicas)

PROCÓPIO, Eliabe; NASCIMENTO, Enderson Monteiro. Transcrição da Versão Portuguesa do Tratado de Haia (1641). Revista Philologus, p. 2418-2433, 2014.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Fontes Primárias