Traços de uma colonização tardia em "Laços luso-paraenses na imprensa oitocentista"

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v9i1.57427

Palabras clave:

Literatura brasileira, Colonização portuguesa, Século XIX

Resumen

A presente resenha tem o objetivo de realçar a importância da obra resenhada para o estudo não só da literatura brasileira do século XIX, mas também contribuir para uma melhor análise das interações (e laços, como a autora aponta) entre Portugal e Brasil em um período pós-Independência brasileira. Parte do objetivo da resenha se assenta na busca por visibilidade de tão detalhada atenção que a autora dá aos periódicos da época, bem como sua análise e conclusão acerca dos laços existentes entre a antiga metrópole e a província brasileira.

Biografía del autor/a

Guilherme Dias Henriques, Universidade de Coimbra

Graduado em Relações Internacionais pela Ibmec-Rio,  mestre em Estudos Latino-Americanos pela Leiden University, Países Baixos e doutorando em História pela Universidade de Coimbra, Portugal. Tem como objeto de estudo a política externa brasileira, a história das relações internacionais do Brasil e a diplomacia brasileira.

Citas

- Gonzaga Costa Tavares, Maria Lucilena. Laços luso-paraenses na imprensa oitocentista. Belém: EDUFPA, 2021.

- Gonzaga Costa Tavares, Maria Lucilena. Guiomar Torrezão: uma repórter portuguesa na imprensa do Grão-Pará. Revista Letras Raras , v. 8, p. 80-92, 2019.

- Gonzaga Costa Tavares, Maria Lucilena; Sales, G. M. A. . Entre laços: permanência dos laços portugueses no Brasil do século XIX. Convergência Lusíada , v. 32, p. 61-69, 2014.

Publicado

2023-07-24