Traços de uma colonização tardia em "Laços luso-paraenses na imprensa oitocentista"
DOI:
https://doi.org/10.24206/lh.v9i1.57427Palavras-chave:
Literatura brasileira, Colonização portuguesa, Século XIXResumo
A presente resenha tem o objetivo de realçar a importância da obra resenhada para o estudo não só da literatura brasileira do século XIX, mas também contribuir para uma melhor análise das interações (e laços, como a autora aponta) entre Portugal e Brasil em um período pós-Independência brasileira. Parte do objetivo da resenha se assenta na busca por visibilidade de tão detalhada atenção que a autora dá aos periódicos da época, bem como sua análise e conclusão acerca dos laços existentes entre a antiga metrópole e a província brasileira.Referências
- Gonzaga Costa Tavares, Maria Lucilena. Laços luso-paraenses na imprensa oitocentista. Belém: EDUFPA, 2021.
- Gonzaga Costa Tavares, Maria Lucilena. Guiomar Torrezão: uma repórter portuguesa na imprensa do Grão-Pará. Revista Letras Raras , v. 8, p. 80-92, 2019.
- Gonzaga Costa Tavares, Maria Lucilena; Sales, G. M. A. . Entre laços: permanência dos laços portugueses no Brasil do século XIX. Convergência Lusíada , v. 32, p. 61-69, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte:
a. Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados; os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo dos trabalhos publicados; o trabalho publicado está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento da publicação desde que haja o reconhecimento de autoria e da publicação pela Revista LaborHistórico.
b. Em caso de uma segunda publicação, é obrigatório reconhecer a primeira publicação da Revista LaborHistórico.
c. Os autores podem publicar e distribuir seus trabalhos (por exemplo, em repositórios institucionais, sites e perfis pessoais) a qualquer momento, após o processo editorial da Revista LaborHistórico.