Os recursos digitais como base de uma experiência de ensino-aprendizagem nos estudos medievais sob a forma de ensaio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v10i1.63286

Palavras-chave:

Humanidades digitais, Recursos de investigação, Ensino-aprendizagem, Idade Média.

Resumo

A vulgarização da acessibilidade à internet modificou, há muito tempo, o trabalho e a atividade do historiador, tanto ao nível da investigação e da divulgação do conhecimento, como ao nível do processo de ensino-aprendizagem. O inquestionável interesse das designadas humanidades digitais impele-nos para o debate do que se afigura como um novo paradigma também para os medievalistas. A exposição às humanidades digitais constitui um desafio transformador e que pode ter influência ao nível mais profundo da produção historiográfica. Tendo em conta estes pressupostos, propomo-nos fazer neste ensaio uma reflexão em torno da relevância dos recursos digitais como condição para a investigação e para a produção de conhecimento na área dos estudos medievais.

Referências

ADEMA, Janneke; HALL, Gary (2016). Posthumanities: The Dark Side of The Dark Side of the Digital. Disrupting the Humanities: Towards Posthumanities. The Journal of Electronic Publishing, vol. 19, Issue 2. https://doi.org/10.3998/3336451.0019.201

BERRY, David Michael; FAGERJORD, Anders (2017). Digital Humanities: Knowledge and Critique in a Digital Age. London: Polity.

DOUEIHI, Milad (2012). Pour un humanisme numérique, Publinet. ISBN: 978-2-8145-0641-1.

FERNÁNDEZ IZQUIERDO, Francisco (2006). Investigar, escribir y enseñar historia en la era de Internet. Presentación. Hispania. Revista Española de Historia, vol. LXVI, nº 222, enero-abril, p. 11-30.

GARDINER, Eileen; MUSTO, Ronald G. (2015).The Digital Humanities: A Primer for Students and Scholars. Cambridge: Cambridge University Press. ISBN 978-1-107-01319-3.

GOLD, Matthew K.; KLEIN, Lauren F. (ed.) (2016). Debates in the Digital Humanities. University of Minnesota Press.

HSU, Wendy F. (2016). Co-Working with the Public: Lessons on Public Humanities from the Civic Sphere. In: GOLD, Matthew K.; KLEIN, Lauren F. (ed.). Debates in the Digital Humanities. University of Minnesota Press, p. 280-287.

Journal of the Association for History and Computing, 1998-2010. Disponível em: https://quod.lib.umich.edu/j/jahc/

Le Médiéviste et L’ordinateur, 1979-2003. Disponível em: https://www.persee.fr/collection/medio/.

MATTOSO, José; ROSA, Maria de Lurdes; SOUSA, Bernardo Vasconcelos e; BRANCO, Maria João (ed.) (2011). The Historiography of Medieval Portugal, c. 1950-c.2010: a collective book and a collaborative project. Lisboa: Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa.

MINUTI, Rolando (2001). Internet e il mestiere di storico. Riflessioni sulle incertezze di una mutazione. Cromohs, 6, p. 1-75.

POSNER, Miriam (2016). What’s Next: The Radical, Unrealized Potential of Digital Humanities. In: GOLD, Matthew K.; KLEIN, Lauren F. (ed.). Debates in the Digital Humanities. University of Minnesota Press, p. 32-40.

RIESCH, Hauke; POTTER, Clive (2013). Citizen science as seen by scientists: Methodological, epistemological and ethical dimensions. Public Understanding of Science, vol. 23, issue 1, p. 107-120. https://doi.org/10.1177/0963662513497324

SMULYAN, Susan (ed.) (2020). Doing Public Humanities. Routledge.

Downloads

Publicado

2024-03-15