Os recursos digitais como base de uma experiência de ensino-aprendizagem nos estudos medievais sob a forma de ensaio
DOI:
https://doi.org/10.24206/lh.v10i1.63286Palabras clave:
Humanidades digitais, Recursos de investigação, Ensino-aprendizagem, Idade Média.Resumen
A vulgarização da acessibilidade à internet modificou, há muito tempo, o trabalho e a atividade do historiador, tanto ao nível da investigação e da divulgação do conhecimento, como ao nível do processo de ensino-aprendizagem. O inquestionável interesse das designadas humanidades digitais impele-nos para o debate do que se afigura como um novo paradigma também para os medievalistas. A exposição às humanidades digitais constitui um desafio transformador e que pode ter influência ao nível mais profundo da produção historiográfica. Tendo em conta estes pressupostos, propomo-nos fazer neste ensaio uma reflexão em torno da relevância dos recursos digitais como condição para a investigação e para a produção de conhecimento na área dos estudos medievais.
Citas
ADEMA, Janneke; HALL, Gary (2016). Posthumanities: The Dark Side of The Dark Side of the Digital. Disrupting the Humanities: Towards Posthumanities. The Journal of Electronic Publishing, vol. 19, Issue 2. https://doi.org/10.3998/3336451.0019.201
BERRY, David Michael; FAGERJORD, Anders (2017). Digital Humanities: Knowledge and Critique in a Digital Age. London: Polity.
DOUEIHI, Milad (2012). Pour un humanisme numérique, Publinet. ISBN: 978-2-8145-0641-1.
FERNÁNDEZ IZQUIERDO, Francisco (2006). Investigar, escribir y enseñar historia en la era de Internet. Presentación. Hispania. Revista Española de Historia, vol. LXVI, nº 222, enero-abril, p. 11-30.
GARDINER, Eileen; MUSTO, Ronald G. (2015).The Digital Humanities: A Primer for Students and Scholars. Cambridge: Cambridge University Press. ISBN 978-1-107-01319-3.
GOLD, Matthew K.; KLEIN, Lauren F. (ed.) (2016). Debates in the Digital Humanities. University of Minnesota Press.
HSU, Wendy F. (2016). Co-Working with the Public: Lessons on Public Humanities from the Civic Sphere. In: GOLD, Matthew K.; KLEIN, Lauren F. (ed.). Debates in the Digital Humanities. University of Minnesota Press, p. 280-287.
Journal of the Association for History and Computing, 1998-2010. Disponível em: https://quod.lib.umich.edu/j/jahc/
Le Médiéviste et L’ordinateur, 1979-2003. Disponível em: https://www.persee.fr/collection/medio/.
MATTOSO, José; ROSA, Maria de Lurdes; SOUSA, Bernardo Vasconcelos e; BRANCO, Maria João (ed.) (2011). The Historiography of Medieval Portugal, c. 1950-c.2010: a collective book and a collaborative project. Lisboa: Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa.
MINUTI, Rolando (2001). Internet e il mestiere di storico. Riflessioni sulle incertezze di una mutazione. Cromohs, 6, p. 1-75.
POSNER, Miriam (2016). What’s Next: The Radical, Unrealized Potential of Digital Humanities. In: GOLD, Matthew K.; KLEIN, Lauren F. (ed.). Debates in the Digital Humanities. University of Minnesota Press, p. 32-40.
RIESCH, Hauke; POTTER, Clive (2013). Citizen science as seen by scientists: Methodological, epistemological and ethical dimensions. Public Understanding of Science, vol. 23, issue 1, p. 107-120. https://doi.org/10.1177/0963662513497324
SMULYAN, Susan (ed.) (2020). Doing Public Humanities. Routledge.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Paula Pinto Costa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
El autor del texto enviado a la Revista LaborHistorico cede los derechos autorales a la Revista, en caso de que el texto sea publicado. Sin embargo, los autores mantienen el derecho de compartir, copiar, distribuir, ejecutar y comunicar publicamente el trabajo bajo la condición de hacer referencia a la Revista LaborHistórico.
Todos los trabajos se encuentran bajo la Licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional.
Los autores son los únicos responsables del contenido de los trabajos. Está prohibido el envío integral o parcial del texto ya publicado en la Revista a otras revistas.