Amalia Guglielminetti futurista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v11i1.64529

Palavras-chave:

Amalia Guglielminetti, Futurismo, Revista Le Seduzioni, Filippo Tommaso Marinetti, Antirromanticismo

Resumo

El objetivo de este artículo es analizar la influencia de la estética futurista en los artículos que la escritora Amalia Guglielminetti escribe en la revista Le Seduzioni, fundada y dirigida por ella misma. En sus páginas se refleja la amistad que mantuvo con Filippo Tommaso Marinetti y con otros escritores futuristas que colaboraron en su revista, pero sobre todo las editoriales que escribe en la rúbrica “Con mani di velluto” reflejan algunas de las características de este movimiento, como la actitud provocadora, la concepción antirromántica y sarcástica del amor, y la presencia de una serie de personajes femeninos que conducen coches y simbolizan la velocidad y la modernidad. Aun así, la tendencia futurista se contrapone a la tendencia decadente de nuestra autora, que convierte Le Seduzioni en un espacio en el que diferentes estéticas de finales del siglo XIX y principios del XX configuran un campo de batalla simbólico, sobre todo por lo que se refiere a la representación de la escritora como figura nueva en el campo cultural, y de los personajes femeninos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Iglesias Grande, Universidad de Sevilla

Cristina Iglesias-Grande é formada em Línguas Modernas e suas Literaturas com especialização em Língua Italiana pela Universidade de Granada. Ela tem mestrado em Estudos Literários, Linguísticos e Culturais pela Universidade de Sevilha. Atualmente, está cursando o doutorado em Estudos Filológicos na mesma universidade, onde trabalha em uma tese sobre a escritora italiana Amalia Guglielminetti. É membro do grupo de pesquisa Escritoras y Escrituras (HUM753), participou de projetos de pesquisa sobre mulheres escritoras e é membro da AUDEM (Asociación Universitaria de Estudios de Mujeres) e da Asociación de los Italianistas Españoles (SEI).

Caterina Duraccio, Universidad Pablo de Olavide

Caterina Duraccio completou sua formação acadêmica na Universidade de Nápoles Federico II e na Universidade de Sevilha, onde, em 2019, defendeu sua tese de doutorado no programa "Mulheres, Escrita e Comunicação", obtendo a qualificação de outstanding cum laude e a Menção Internacional. Desde 2016, faz parte do Grupo de Pesquisa Mulheres Escritoras e Escritas (HUM 753), concentrando seus estudos na literatura italiana pós-colonial e de imigração dos séculos XX e XXI e na literatura da Querelle des Femmes. Ela foi membro da equipe de trabalho de dois projetos de P&D (Absences II. Escritoras italianas não publicadas na Querelle des Femmes (séculos XV a XX) e, atualmente, MenforWomen. Vozes masculinas na Querelle des Femmes). De 2018 a 2022, ela ocupou o cargo de secretária da Associação Universitária de Estudos da Mulher (AUDEM). Atualmente, é professora substituta interina na Universidad Pablo de Olavide no Departamento de Tradução e Interpretação, Língua e Cultura Italiana.

Referências

ABRUZZESE, A. Cultura de masas. Cuadernos de Información y Comunicación, n. 9, p. 189-192, 2004.

ARRIAGA FLOREZ, M. Amalia Guglielminetti, Las vírgenes locas, Estudio crítico. Tradução de Mercedes Arriaga Flórez. Salamanca: Universidad de Salamanca, 2019.

ARRIAGA FLOREZ, M.; CERRATO, D. Las mujeres flor y otras metamorfosis modernistas en Le vergini folli de Amalia Guglielminetti. Segni e Comprensione, v. XXXV, n. 100, p. 62-78, 2021.

BELLO MINCIACCHI, C. Scrittrici della prima avanguardia. Firenze: Le Lettere, 2012.

CONTARINI, S. La femme futuriste. Mythes, modeles et representations de la femme dans la theorie et la literature futuriste (1909-1919). Paris: Presses Universitaires de Paris 10, 2006.

DE SAINT-POINT, V. Manifesto della donna futurista. Direzione del movimento futurista. Milano, 25 mar. 1912.

GUGLIELMINETTI, A. Con mani di velluto. Le Seduzioni, n. 1, p. 4-7, 1926.

GUGLIELMINETTI, A. Donne al volante. Le Seduzioni, n. 10, p. 5-7, 1926.

GUGLIELMINETTI, A. Fachirismi. Le Seduzioni, n. 1, p. 4-7, 1926.

GUGLIELMINETTI, A. Le lacrime: rarità da museo. Le Seduzioni, n. 4, p. 4-7, 1926.

GUGLIELMINETTI, A. F. T. Marinetti, vendita di giovinezza all’ingrosso e al minuto. Le Seduzioni, n. 25, p. 10-12, 1927.

GUGLIELMINETTI, A. La mia amica ignota. Le Seduzioni, n. 22, p. 3-6, 1927.

GUGLIELMINETTI, A. L’ammiratrice del poeta. Le Seduzioni, n. 37, p. 3-7, 1928.

GUGLIELMINETTI, A.; GOZZANO, G. Lettere d’amore di Guido Gozzano e Amalia Guglielminetti (epistolario). A cura di ASCIAMPRENER, S. Milano: Garzanti, 1951.

MARINETTI, F. T. Manifesto Futurista. Le Figaro, n. 55, p. 1, 1909.

MARINETTI, F. T. Mafarka il futurista. Milão: Edizioni futuriste di Poesia, 1910.

MARINETTI, F. T. Uccidiamo il chiaro di luna!. In: Manifesti Futuristi. Milano: Edizioni Futuriste di «Poesia», 1911.

MARINETTI, F. T. «L’Italia Futurista». a. I, n. 2, 15 junho, 1917.

MARINETTI, F. T. Democrazia Futurista. Dinamismo politico. Milano: Facchi, 1919.

MARINETTI, F. T. Come si seducono le donne. Milano: Sonzogno, 1920.

MARINETTI, F. T. L’uomo moltiplicato e il regno della macchina. In: DE MARIA, L. (a cura di). Marinetti e il Futurismo. Milano: Mondadori, 2017.

MARINETTI, F. T. Contro l’amore e il parlamentarismo. In: Manifesti Futuristi, v. 1. Milano: Istituto Editoriale Italiano, 1919. (Publicado em 2017a).

PEÑA, V. Mujeres a la Vanguardia. Las poetas futuristas. Sevilla: Arcibel, 2019.

ZOCCOLI, F. Benedetta Cappa Marinetti: L’incantesimo della luce. Milano: Selene, 2000.

Publicado

28-04-2025

Edição

Seção

Artigos