“Santa Cecília ressurge” – considerações preliminares sobre a atividade musical do Seminário de Mariana na primeira metade do século XX
DOI:
https://doi.org/10.24206/lh.v8i1.47222Parole chiave:
Educação. Religião. Artes. Música. Acervos.Abstract
Este trabalho tem por objetivo trazer à luz a trajetória da atividade musical dentro do Seminário de Mariana. Em 2020 a instituição celebrou seus 270 anos de fundação e estabeleceu-se na história como uma das mais tradicionais e prestigiadas casas de formação para sacerdotes no país. Egressos do Seminário ocuparam cargos de destaque tanto na vida religiosa quanto secular e política não só em Minas Gerais, mas em todo o Brasil. Para melhor entender o desenvolvimento das atividades musicais dentro do Seminário, abordamos inicialmente a história da instituição desde a sua fundação ainda no século XVIII, continuando com uma análise do perfil dos alunos e do currículo oferecido até que a Música passasse de fato a fazer parte da formação musical dos futuros sacerdotes. A vida musical do Seminário até a década de 60 do século XX foi retratada através de relatos escritos, acervos e entrevistas, que corroboram a importância da vivência artística no processo de formação dos futuros líderes religiosos.
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