As três dimensões do patrimônio musical: uma teoria em progresso

Autori

DOI:

https://doi.org/10.24206/lh.v8i1.47605

Parole chiave:

Patrimônio musical, Patrimônio cultural, Organização do conhecimento, Tradições musicais, Acervos musicais.

Abstract

Este artigo estuda o significado do conceito de patrimônio musical e suas relações com os conceitos oficiais de patrimônio histórico, artístico e cultural (materiais ou imateriais) estabelecidos na legislação brasileira, e de patrimônio documental ou arquivístico, implícito na legislação do país para os arquivos públicos e privados. Para isso, são analisados os três grandes tipos de patrimônio musical, decorrentes das três dimensões do conhecimento musical (1 - fenômeno musical; 2 - codificação notacional, gravação ou programação; 3 - documento musical físico), correspondentes às três dimensões do conhecimento (1 - ôntica; 2 - epistêmica; 3 - documental) estabelecidas por Claudio Gnoli (2012). As conclusões apontam para a artificialidade da separação do patrimônio musical em material e imaterial, e para a necessidade de ações mais integradas em relação aos seus três tipos, visando resultados mais amplos para o conhecimento, proteção e difusão desse tipo de herança.

Biografia autore

Paulo Augusto Castagna, Instituto de Artes da UNESP

É graduado pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Obteve o Mestrado também na ECA e o Doutorado na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da USP. Foi bolsista do CNPq, da Funarte, da Fapesp e da Fundação Vitae, produzindo partituras, livros e artigos na área de musicologia histórica, além de cursos, conferências, programas de rádio e televisão, e coordenou a pesquisa musicológica para a gravação de vários CDs. É professor e pesquisador do Instituto de Artes da Unesp desde 1994, colaborador do Museu da Música de Mariana desde 2001 e pesquisador PQ do CNPq desde 2007, atuando no Programa de Pós-Graduação em Música, coordenando projetos musicológicos em São Paulo e Minas Gerais e organizando encontros de musicologia em várias cidades brasileiras. Coordenou vários projetos arquivísticos, como a Organização e Catalogação da Seção de Música do Arquivo da Cúria Metropolitana de São Paulo, o projeto Patrimônio Arquivístico-Musical Mineiro, que lançou seis volumes de música mineira inédita dos séculos XVIII e XIX, o projeto Acervo da Música Brasileira, que lançou nove volumes e nove CDs de música inédita mineira e carioca dos séculos XVIII e XIX e a digitalização da Coleção Oscar de Oliveira do Museu da Música de Mariana (MG).

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Pubblicato

2022-09-20

Fascicolo

Sezione

Artigos - Dossiê Temático