Termos da gastronomia francesa no Brasil: uma análise das variações nas significações de termos da confeitaria e panificação

Autores

Palavras-chave:

Gastronomia, Terminologia, Gastronomia brasileira, Subdomínios,

Resumo

As influências da língua francesa na portuguesa podem ser observadas na utilização de inúmeros termos franceses que foram adotados em diversas áreas, como na gastronomia, onde fazem referência a utensílios, técnicas e preparações. Assim, a pesquisa intitulada Termos da gastronomia francesa reconhecidos em dicionários técnicos publicados no Brasil, desenvolvida no âmbito do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) na Universidade Federal da Bahia, tem como objetivo o fazer terminológico sobre os termos franceses que são encontrados na gastronomia. Dito isso, o presente trabalho objetiva apresentar a análise de alguns dos 417 termos gastronômicos em língua francesa referentes aos subdomínios da Confeitaria e Panificação quanto à fidedignidade da sua significação em relação à matriz francesa, utilizando para isso o Le Grand Larousse Gastronomique.

Biografia do Autor

Patrick da Silva Cardoso, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil.

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA), é bacharel em Gastronomia (UFBA) e cozinheiro em nível técnico pelo SENAC/Bahia. De 2017 a 2020, atuou como bolsista de Iniciação Científica no projeto Termos da Gastronomia Francesa reconhecidos em dicionários técnicos publicados no Brasil, tendo como orientadora a professora Dr.ª Rita Bessa. Em 2020, vinculou-se como pesquisador de Iniciação Científica no projeto intitulado Caracterização dos Frutos de Cactáceas Endêmicas do Nordeste Brasileiro, sob orientação da professora Dr.ª Deborah Otero. Dedica-se aos estudos nas áreas de Gastronomia, Cultura Alimentar, (Soberania e) Segurança Alimentar e Nutricional e Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: culturas alimentares e desenvolvimento de novos produtos. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Alimentação Coletiva (GEPAC/UFBA).

Rita Maria Ribeiro Bessa, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil.

Graduação em Licenciatura em Letras com Português e Francês pela Universidade Católica do Salvador (1990). Mestrado em Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (2005). Doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2008). Professora Associada de Língua Francesa da Universidade Federal da Bahia. Professora do Programa de Pós graduação em Língua e Cultura (PPGLinC/UFBA) - Linguística Aplicada. Pesquisadora em Ensino de Língua Francesa com Objetivos Específicos e Universitários< Ensino de Línguas Estrangeiras e Interculturalidade. Coordenadora e Orientadora do Projeto de Iniciação Científica: Termos da gastronomia francesa presentes na gastronomia brasileira (UFBA) . Coordenadora do Projeto de Pesquisa e de Formação em Francês com Objetivos Específicos e Universitários para estudantes de Letras da UFBA. Coordenadora Pedagógica de Língua Francesa do Programa Institucional Permanente de Proficiência em Línguas Estrangeiras da UFBA. (junho de 2012 a maio de 2019). .Longa experiência na área de ensino de Língua Francesa nos cursos de Letras e de Gastronomia.

Downloads

Publicado

09-07-2021

Edição

Seção

Artigos originais