Comércio informal de doces: desafios para os jovens universitários empreendedores

Autores

Palavras-chave:

Gastronomia, Serviços de alimentação, Comerciante informal, Empreendedorismo, Doce

Resumo

O objetivo do presente estudo foi caracterizar o perfil socioeconômico e investigar os principais desafios enfrentados pelos comerciantes informais de alimentos participantes de um evento gastronômico realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os 27 empreendedores da 7ª edição do “Circuito de Doces”, realizada em 2018, participaram da pesquisa. A maioria era do sexo feminino (81%), com idade média de 23 anos, aluno da universidade (78%), morador da zona norte da cidade do Rio de Janeiro (70%) e com renda individual de até um salário mínimo (56%). As principais dificuldades apontadas pelos comerciantes foram: manipulação de alimentos, falta de estrutura adequada no local de produção, gestão financeira, divulgação do negócio e planejamento estratégico. O evento “Circuito de Doces” aparece como uma forma de dar suporte, impulsionar as vendas, dar visibilidade e possibilitar o crescimento desses pequenos empreendedores. O presente estudo serviu de base para formulação de intervenções específicas para este público que ocorrerão na forma de cursos de capacitação vinculados a ações de extensão universitária.

Biografia do Autor

Maria Eliza Assis dos Passos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutora em Ciências Nutricionais (UFRJ), mestre Nutrição Humana (UFRJ), especialista em Nutrição Clínica e Alta Complexidade (HPró Cardíaco), professora adjunta do curso de graduação em Gastronomia da UFRJ, área gestão de serviços.

 

Letícia Ferreira Tavares, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutora em Alimentação, Nutrição e Saúde (UERJ), mestre em Saúde Coletiva (UFF), especialista em Nutrição Clínica (UFF), Gestão pela Qualidade Total (UFF) e Gastronomia, Cultura e Gestão (UNILASALLE) e graduada em nutrição (UFF), professora adjunta do curso de graduação em Gastronomia da UFRJ, área gestão de serviços.

José Antônio Dias de Brito, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Bacharel em Gastronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

21-12-2021

Edição

Seção

Artigos originais