Narrativas de silenciamento na formação profissional em gastronomia: histórias (não) contadas sobre as mulheres na cozinha

Autores

Palavras-chave:

Gastronomia, Gênero, História, Trabalho.

Resumo

A pesquisa visou discutir a representatividade das mulheres na história da Cozinha Profissional Brasileira. O trabalho teve como objetivo geral identificar junto à bibliografia básica utilizada na formação profissional em níveis técnico e superior em gastronomia a menção a mulheres como referência para o desenvolvimento da gastronomia. O estudo classifica-se como uma pesquisa quanti e qualitativa, de abordagem descritiva e natureza aplicada. Por meio de pesquisa documental foi realizado levantamento das citações sobre as mulheres profissionais de cozinha nas três obras mais citadas como referências bibliográficas em disciplinas ligadas à história da gastronomia, nos projetos de plano de curso superior em gastronomia e de curso técnico subsequente em cozinha dos Institutos Federais. A partir da organização destas personagens na história da gastronomia observa-se a ausência de informações, a redução das contribuições das mulheres e a desqualificação das profissionais retratadas nos livros. Os resultados indicam a sub-representação das mulheres ligadas profissionalmente à cozinha e à     produção de alimentos nos livros didáticos, históricos e formativos ligados à gastronomia.

Biografia do Autor

Juliana Ferreira da Silva, Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília, DF, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Especialista em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública pela Universidade Federal Fluminense (2005). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2001). Professora da Universidade Católica de Brasília. Pesquisadora da história da psicologia, segurança pública e criminologia no Brasil. Membro da ABRAPSO e da Sociedade da História da Psicologia da APA. Membro do GT História Social da Psicologia na ANPEPP.

Juliana de Andrade Rocha Gonçalves, Instituto Federal de Brasília (IFB), Campus Riacho Fundo, Brasília, DF, Brasil.

Professora de Gastronomia IFB,Mestre em Psicologia e Doutoranda em Psicologia (linha de pesquisa: Cultura Contemporânea e relações humanas)

Downloads

Publicado

09-07-2021

Edição

Seção

Artigos originais