Adaptação de metodologias para a ministração de aulas práticas remotas na área de Alimentos e Bebidas: um relato de experiência
Palavras-chave:
Gastronomia, Degustação técnica, Ensino remoto emergencial, Take awayResumo
A necessidade de adaptação das atividades para o ensino remoto emergencial pela pandemia gerou também a demanda por um novo modelo para ministração de conteúdos práticos para disciplinas de Alimentos e Bebidas (A&B). Para tanto, criaram-se materiais para os discentes e entregues em sistema de take away, o que fomentou o relato desse trabalho sobre as ações desenvolvidas para ofertar atividades práticas remotas de A&B durante a atual pandemia. Uma pesquisa de opinião realizada com discentes atendidos pela atividade também foi efetuada; cujos resultados demostraram que 95,2% dos alunos consideraram válido retirar amostras para as atividades de degustação técnica. Também 95,2% afirmaram que ficaram muito satisfeitos com os alimentos elaborados para a degustação; sobre as bebidas 71,4% manifestaram alta satisfação. Acerca das embalagens usadas, 90,5% apontaram que estavam muito satisfeitos com esses insumos e as identificações dos produtos alimentícios. Conclui-se que embora o formato de degustação técnica remota seja distante do conceito original de aulas práticas, tendo o discente enquanto agente ativo da aprendizagem, esse tipo de adaptação é viável para momentos como o da pandemia.
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