Gastronomia e alimentos da sociobiodiversidade: uma análise a partir da eticização da estética
Resumo
Alimentos da sociobiodiversidade são definidos como produtos e serviços que colaboram com a diversidade biológica, cultural e justiça social dos territórios. Têm sido cada vez mais inseridos em iniciativas gastronômicas, que, à luz da ética na alimentação, pode ser entendida como parceiras que promovem e valorizam esses alimentos. Por outro lado, o processo de estetização dos produtos da sociobiodiversidade que ocorre na gastronomia parece não corresponder a anseios éticos, tornando-os coadjuvantes frente aos atores da gastronomia que detém o reconhecimento e prestígio. Nesse contexto, o presente ensaio tem como objetivo discutir a utilização de alimentos da sociobiodiversidade na gastronomia. A partir dos casos problematizados, percebe-se que, de modo geral, a gastronomia pode ser parceira para estratégias de promoção desses alimentos, embora os processos de gastronomização, gastronomídia e gourmetização aconteçam na gastronomia contemporânea. Parece possível inferir que a eticização da estética está presente nos processos de inserção de alimentos da sociobiodivrsidade na gastronomia. Sendo assim, iniciativas da gastronomia são permeadas tanto pelo ética, quanto, pela estética.
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