Caminhos para a formação profissional em gastronomia: o pioneirismo do curso de bacharelado da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v2i2.54926Palavras-chave:
Gastronomia, Formação Superior, Bacharelado em Gastronomia, Atuação profissional, Ciência Gastronômica.Resumo
Criado no Brasil em meados dos anos 2000, o inovador curso de bacharelado em Gastronomia oferecido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) surgiu para suprir a demanda social de profissionais que não só dominassem as técnicas de produção, mas que para além disso, compreendessem o alimento de forma social, antropológica, geográfica e política. O objetivo desta narrativa foi registrar as movimentações que precederam o desenvolvimento do curso da UFRPE, desde sua conceitualização até os percursos sinuosos de seus primeiros anos de funcionamento em uma Instituição de Ensino Superior Pública. Além disso, discorrer sobre a oferta de cursos nas modalidades de tecnólogo e bacharelado e dialogar sobre os desafios da formação e atuação profissional diante da pouca regulamentação oficial, tanto para o ensino superior e técnico, como para o exercício profissional. A partir de uma entrevista concedida pelas professoras que idealizaram o curso pioneiro, foi possível ter conhecimento do projeto de extensão que fundamentou a ideia de abertura do primeiro bacharelado em Gastronomia do Brasil, na UFRPE, na cidade de Recife, capital do estado de Pernambuco.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Antonio Gomes de Castro Neto, Arthur Victor da Silva, Neide Kazue Sakugawa Shinohara
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).