Metodologia de ensino baseada em projeto nos cursos de Gastronomia: relato de experiência em Cozinha Brasileira II
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v2i2.55067Palavras-chave:
Gastronomia, Prática pedagógica, Ensino-aprendizagem, Aprendizagem Baseada em Projeto (PBL),Resumo
A unidade curricular de Cozinha Brasileira II do curso de Bacharelado em Gastronomia prevê em sua ementa os conteúdos das macrorregiões brasileiras do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Compreendendo o processo de ensino-aprendizagem como possibilidade de desenvolver habilidades por meio de conhecimento consolidado, desenvolver e aplicar metodologias que abarque teoria e prática se faz coerente. O objetivo deste relato de experiência de ensino é descrever e contribuir na sistematização de práticas pedagógicas no curso superior de Gastronomia. A metodologia aplicada nesta prática conta com três pressupostos basilares: planejamento, multidisciplinaridade e metodologia ativa. O planejamento docente propôs atividade com referências e fundamentações teóricas, convite ao discente a desenvolver o caráter multidisciplinar e sua aplicabilidade, bem como a utilização de metodologia de Aprendizagem Baseada em Projeto - PBL. A partir disto foi realizado avaliação docente e coleta de percepção discente acerca da metodologia de avaliação. Como resultado dessa prática é possível observar por parte do docente e também dos discentes, que o envolvimento discente no projeto, por meio de pesquisa em fontes distintas, consideram o caráter multidisciplinar da gastronomia, bem como desvela habilidades paralelas ao objetivo principal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gabriela Cruz Aguiar, Carina Ellen da Silva Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).