Trajetória ensino, pesquisa e extensão do curso de Gastronomia da UFRJ

Mara Lima De Cnop, Thaina Schwan Karls, Tânia Muzy da Silva

Resumo


O curso de gastronomia da UFRJ foi criado em 2010, a partir da demanda de expansão universitária. O objetivo desse trabalho é apresentar sua trajetória de ensino, pesquisa e extensão ao longo de 11 anos de existência, e se baseia em documental da legislação e do acervo interno da UFRJ. A graduação é na modalidade de bacharelado com carga horária total de 3.000 horas/aula, distribuídas entre teórica, prática e estágios curriculares, nos eixos de alimentos; hospitalidade e saúde; e gestão. Em relação à Extensão universitária, contempla 17 ações entre projetos, cursos e um programa nas temáticas de gestão e empreendedorismo, sustentabilidade, cultura e memória, história, divulgação de informações sobre gastronomia, saúde, e inclusão. Quanto à Pesquisa, o curso conta com três grupos criados no CNPq e mais de 110 trabalhos de conclusão de curso apresentados sobre diversas temáticas que permeiam os eixos do projeto pedagógico. Esse relato reflete uma trajetória de crescimento, de conquistas e desafios que reforçam o compromisso UFRJ em oferecer uma formação ampla e interdisciplinar, com esforço contínuo para a construção e consolidação da gastronomia como campo de ciência.


Palavras-chave


Gastronomia; Educação; Ensino superior; Pesquisa; Extensão universitária;

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