Entre a comida, a dança e a luta pelo território: o Festival do Coco e os Anacé da Aldeia Parnamirim (CE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70051/mangt.v3i1.57422

Palavras-chave:

Gastronomia, Gastropolítica, Povo Anacé, Festival do Coco, Artevismo alimentar.

Resumo

A partir da década de 1990, diversos empreendimentos passaram a se instalar no território reivindicado pelo povo indígena Anacé, localizado nos municípios de Caucaia e de São Gonçalo do Amarante, a oeste da capital cearense. Como consequência, muitas famílias indígenas foram forçadas a sair do território, passando a viver em assentamentos e em uma Reserva Indígena. Em razão de uma nova tentativa de despojo dos Anacé da Aldeia Parnamirim, os indígenas articularam diferentes estratégias para resistir, realizando, em 2022, o Festival do Coco. Com base em análise documental, de entrevistas realizadas com lideranças indígenas e da observação participante, investigamos essas formas de resistência, percebendo como a luta indígena vai sendo complexificada e como, nesse contexto, a cultura alimentar, entrelaçada com danças e rituais, é acionada como um importante instrumento de luta, gerando redes de pertencimento e de engajamento. Ao compartilharem as danças e as comidas, os Anacé vão criando espaços em comum, construindo e reconstruindo sensibilidades mobilizadas para a luta pelo território, articulando a política dos alimentos com a política dos territórios.

Biografia do Autor

Luciana Nogueira Nóbrega, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil

Doutoranda em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará, com bolsa do CNPq. Mestre e Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Indigenista especializada da Fundação Nacional dos Povos Indígenas.

Lia Pinheiro Barbosa, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil

Doutora em Estudos Latino-Americanos pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), Mestre em Sociologia e Cientista Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente na Universidade Estadual do Ceará (UECE) no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e no Mestrado Intercampi em Educação e Ensino (MAIE). Bolsista de Produtividade PQ-2 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

Downloads

Publicado

16-07-2023

Edição

Seção

Artigos originais