Visibilização do trabalho feminino, valorização da doçaria Cerratense e fomento do uso dos frutos do Cerrado na Gastronomia: o caso do Festival Gastronômico de Arraias (TO)
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v4i1.62939Palavras-chave:
Gastronomia, Festival Gastronômico, Culinária tradicional, Cerrado, Trabalho femininoResumo
A produção de festivais gastronômicos como estímulo para o turismo em pequenas localidades e, principalmente, como forma de valorização da culinária tradicional ganhou força nos últimos anos entre os municípios brasileiros. Normalmente esse movimento vem apoiado pelas prefeituras locais ou agências de fomento culturais. Em resposta a esse movimento surge o Festival Gastronômico de Arraias – TO, um evento protagonizado por professores e alunos do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental da Universidade Federal do Tocantins. O projeto contabiliza a realização de três edições presenciais (2017, 2018 e 2019) e, no ano de 2020, quando toda a humanidade atravessava a Pandemia da COVID-19, foi necessário repensar o formato do evento, o que resultou numa proposta de festival híbrido, numa competição entre compotas, geleias e licores que envolveu participantes de mais de vinte municípios brasileiros localizados em território do bioma Cerrado. Deste modo, este artigo visa socializar os principais resultados dessa proposta que teve por principais objetivos a visibilização do trabalho feminino, a valorização da doçaria cerratense e o incentivo do uso dos frutos do cerrado na gastronomia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Thamyris Carvalho Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).