A culinária caiçara e a prática da hospitalidade nos restaurantes especializados em peixes e frutos do mar na Baixada Santista
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v4i2.65091Palavras-chave:
Gastronomia, Hospitalidade, Culinária Caiçara, Restaurantes, Qualidade de serviçosResumo
Esta pesquisa tem como objetivo identificar quais fatores interferem na representatividade da culinária caiçara e na prática da hospitalidade nos restaurantes especializados em peixes e frutos do mar da Baixada Santista. A culinária regional, por meio da combinação de matérias-primas e hábitos locais, retrata vivências históricas e heranças culturais. Nesse sentido, sua oferta propicia a interação entre pessoas e contribui para o desenvolvimento de vínculos sociais, por meio da hospitalidade. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, de natureza quali-quantitativa. Para a coleta de dados, além da pesquisa bibliográfica, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores dos restaurantes, aplicando aos mesmos um questionário fundamentado na escala Likert e realizando um levantamento dos pratos tradicionais da culinária caiçara presentes nos cardápios. Entre os dias 28 de março e 4 de maio de 2016, foram entrevistados 44 gestores de restaurantes especializados em peixes e frutos do mar dos municípios de São Vicente, Santos e Guarujá. Os resultados demonstraram que o conceito equivocado sobre culinária Caiçara e o conhecimento limitado sobre hospitalidade, por parte dos gestores dos restaurantes, são os principais fatores que interferem na representatividade da culinária e na prática da hospitalidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luciana Marchetti da Silva, Hamilton Pozo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).