Erva-capitão (Hydrocotyle bonariensis Lam.): características e potenciais de uso na alimentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70051/mangt.v5i2.65453

Palavras-chave:

Gastronomia, Acariçoba, Barborosa, Culinária, Medicina popular

Resumo

As plantas alimentícias não convencionais (PANC) são um grupo de plantas, muitas vezes consideradas como “ervas-daninhas”, que são comumente consumidas por comunidades tradicionais no Brasil e no mundo. Dentre essas plantas, a erva-capitão (Hydrocotyle bonariensis Lam.) é uma opção a ser incluída na alimentação popular, pois possui diversas propriedades benéficas ao organismo. O objetivo do trabalho foi realizar uma revisão de literatura acerca de estudos existentes relacionados à erva-capitão, focando no seu potencial alimentar. Atualmente, esta planta é muito utilizada por comunidades tradicionais como fonte de diversas vitaminas, minerais e compostos antioxidantes, sendo utilizada pela medicina popular para tratar males como reumatismo e que afetam os rins e fígado. Considerada como potencial agente antimicrobiano e antioxidante, entende-se o potencial de pesquisa da erva-capitão na área de alimentos e nutrição. Porém, é ressaltada a falta de artigos científicos acerca desta PANC, sendo notável a necessidade de mais pesquisas acerca de seu potencial antimicrobiano, antioxidante, toxicológico, sua avaliação sensorial e sua aplicação na área de alimentos e Gastronomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabely Furtado, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS, Brasil

Possui ensino médio, segundo grau, pela Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas (2018) e atual graduanda do curso de Tecnologia em Gastronomia pela Universidade Federal de Pelotas. 

Tatiane Kuka Valente Gandra, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS, Brasil

Possui curso Técnico em Alimentos - CEFET-PR/UNED-PG (1996), graduação em Engenharia de Alimentos - UNICENTRO (2003), Especialização em Ciência dos Alimentos - UFPEL (2010), Mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial - Área de Microbiologia Agroindustrial - UFPEL (2011), Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos - Área de Microbiologia Agroindustrial - UFPEL (2015), graduação em Tecnologia em Gastronomia - UFPEL (2019), Especialização em Gastronomia Contemporânea - Faculdade UNYLEYA (2019). No momento é Coordenadora e Professora Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia - UFPel e também, Docente permanente do Curso de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia em Alimentos - UFPel. Atua em projetos e pesquisas relacionados às áreas da Gastronomia, Plantas Alimentícias Não Convencionais, Processos de Conservação de Alimentos, Desenvolvimento de Novos Produtos, Microbiologia e Higiene de Alimentos e Compostos Bioativos. Trabalhou em empresas do ramo alimentício em áreas como: abate de aves, desenvolvimento de novos produtos, controle de qualidade de malte, de produtos pré-cozidos e confeitaria. Também, atuou como Professora da Universidade Estadual de Maringá nos cursos de Tecnologia em Alimentos e Tecnologia em Meio Ambiente e da Universidade Federal de Pelotas nos cursos de Tecnologia em Alimentos e Química de Alimentos. Foi consultora de cursos de Boas Práticas para Serviços de Alimentação pelo SENAC-RS e professora particular de disciplinas do ensino fundamental e do ensino médio. Trabalhou com pesquisas na área de Microbiologia de Alimentos envolvendo Análise de Risco Microbiológico em processo de abate de bovinos, análises microbiológicas de bactérias patogênicas em alimentos, avaliação da produção de biofilme e quantificação de níveis de expressão gênica por RT-qPCR, em biofilme produzido por Listeria monocytogenes. 

Eliezer Avila Gandra, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS, Brasil

Graduado em Engenharia de Alimentos (2001) pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestrado (2003) e Doutorado (2006) em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Atualmente é Professor Associado do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA) e docente permanente dos Cursos de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos (Especialização), Ciência e Tecnologia de Alimentos (Mestrado Profissional), Ciência e Tecnologia de Alimentos (Mestrado e Doutorado Acadêmico) e Nutrição e Alimentos (Mestrado e Doutorado Acadêmico), todos da UFPEL. Foi coordenador do curso de Bacharelado em Química de Alimentos (UFPEL), do curso de Tecnologia em Alimentos (Universidade Estadual de Maringá, UEM) e do curso de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos (UFPEL). Tem experiência nas áreas de Ciência e Tecnologia de Alimentos e de Nutrição e Alimentos, atuando em pesquisa principalmente nos seguintes temas: Identificação e Aplicação de Substâncias Naturais Bioativas em Produtos Alimentícios, com ênfase na aplicação Substâncias Antimicrobianas Naturais em Produtos Cárneos, utilizando Métodos Inovadores e Nanotecnologia. Também atua com a aplicação da Teoria do Comportamento Planejado (TCP) na área de Alimentos. É avaliador do Sistema ARCU-SUL da Rede de Agências Nacionais de Acreditação (RANA) do Mercosul e também de cursos de graduação pertencente ao Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis. Atua também como consultor ad hoc da Avaliação Quadrienal da área de Nutrição, para a CAPES.

Downloads

Publicado

31-10-2025

Edição

Seção

Artigos originais