Erva-capitão (Hydrocotyle bonariensis Lam.): características e potenciais de uso na alimentação
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v5i2.65453Palavras-chave:
Gastronomia, Acariçoba, Barborosa, Culinária, Medicina popularResumo
As plantas alimentícias não convencionais (PANC) são um grupo de plantas, muitas vezes consideradas como “ervas-daninhas”, que são comumente consumidas por comunidades tradicionais no Brasil e no mundo. Dentre essas plantas, a erva-capitão (Hydrocotyle bonariensis Lam.) é uma opção a ser incluída na alimentação popular, pois possui diversas propriedades benéficas ao organismo. O objetivo do trabalho foi realizar uma revisão de literatura acerca de estudos existentes relacionados à erva-capitão, focando no seu potencial alimentar. Atualmente, esta planta é muito utilizada por comunidades tradicionais como fonte de diversas vitaminas, minerais e compostos antioxidantes, sendo utilizada pela medicina popular para tratar males como reumatismo e que afetam os rins e fígado. Considerada como potencial agente antimicrobiano e antioxidante, entende-se o potencial de pesquisa da erva-capitão na área de alimentos e nutrição. Porém, é ressaltada a falta de artigos científicos acerca desta PANC, sendo notável a necessidade de mais pesquisas acerca de seu potencial antimicrobiano, antioxidante, toxicológico, sua avaliação sensorial e sua aplicação na área de alimentos e Gastronomia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 David de Andrade Cabral, Isabely Furtado, Tatiane Gandra, Eliezer Gandra

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
