Ambiente alimentar universitário: análise da oferta de bebidas açucaradas, água e suco de fruta natural no período de 2015 a 2022
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v5i1.65676Palavras-chave:
ambiente alimentar, universidade, escolha alimentar, bebida açucarada, suco de fruta, gastronomiaResumo
Este estudo teve como objetivo avaliar a disponibilidade de bebidas açucaradas, água e suco de fruta natural nos serviços de alimentação permissionários do campus Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Para investigar e monitorar foram realizados inquéritos em todos os serviços de alimentação permissionários nos anos de 2015, 2017, 2019 e 2022. Os alimentos foram classificados em: in natura, minimamente processados ou processados e preparações culinárias baseadas nestes alimentos (AIMPP) e ultraprocessados e preparações culinárias contendo estes alimentos. Os estabelecimentos foram categorizados segundo o processamento dos alimentos comercializados. Foram realizadas análises descritivas para caracterização dos estabelecimentos e da disponibilidade de bebidas. Refrigerantes e guaraná natural foram as bebidas açucaradas mais disponíveis, presentes em 98,5% dos estabelecimentos em 2022. No último inquérito, 61,5% ofereciam suco de fruta natural. O ambiente alimentar da universidade não contribui para promoção de uma alimentação saudável, pois há predomínio de bebidas ultraprocessadas e pelo menor número de estabelecimentos que ofertam AIMPP.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gustavo Mendonça de Freitas, Maria Eliza Assis dos Passos, Letícia Ferreira Tavares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).