Ambiente alimentar universitário: análise da oferta de bebidas açucaradas, água e suco de fruta natural no período de 2015 a 2022
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v5i1.65676Parole chiave:
ambiente alimentar, universidade, escolha alimentar, bebida açucarada, suco de fruta, gastronomiaAbstract
Este estudo teve como objetivo avaliar a disponibilidade de bebidas açucaradas, água e suco de fruta natural nos serviços de alimentação permissionários do campus Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Para investigar e monitorar foram realizados inquéritos em todos os serviços de alimentação permissionários nos anos de 2015, 2017, 2019 e 2022. Os alimentos foram classificados em: in natura, minimamente processados ou processados e preparações culinárias baseadas nestes alimentos (AIMPP) e ultraprocessados e preparações culinárias contendo estes alimentos. Os estabelecimentos foram categorizados segundo o processamento dos alimentos comercializados. Foram realizadas análises descritivas para caracterização dos estabelecimentos e da disponibilidade de bebidas. Refrigerantes e guaraná natural foram as bebidas açucaradas mais disponíveis, presentes em 98,5% dos estabelecimentos em 2022. No último inquérito, 61,5% ofereciam suco de fruta natural. O ambiente alimentar da universidade não contribui para promoção de uma alimentação saudável, pois há predomínio de bebidas ultraprocessadas e pelo menor número de estabelecimentos que ofertam AIMPP.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Gustavo Mendonça de Freitas, Maria Eliza Assis dos Passos, Letícia Ferreira Tavares

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
