A valorização dos frutos do bioma Cerrado: um estudo sobre o Festival Gastronômico de Arraias (TO)
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v5i1.65706Palavras-chave:
Gastronomia, Valorização dos frutos do Cerrado, Festivais Gastronômicos, Cultura, Culinária regionalResumo
Este estudo buscou identificar a valorização e a utilização dos frutos do bioma Cerrado por meio do Festival Gastronômico de Arraias (FGA), analisando o impacto do evento na comunidade local, tanto no âmbito cultural quanto econômico. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e exploratória, com revisão bibliográfica e pesquisa de campo. Quanto aos resultados da pesquisa, a maioria dos participantes eram do sexo feminino (71,4%) e com faixa etária variando entre 24 e 56 anos de idade. A partir do relato dos entrevistados, nota-se que o FGA proporcionou a valorização dos frutos do Cerrado, pois nas três edições do FGA foram inscritos pratos que utilizam estes frutos, como é o caso do sorvete de mandioca, mandioca com calda de caju e castanha de baru, pirarucu à banana da terra e croc croc de baru. Portanto, conclui-se que o FGA demonstrou ser um evento eficaz na valorização dos frutos do Cerrado, promovendo a cultura local e o desenvolvimento econômico da comunidade de Arraias-TO, proporcionando uma experiência enriquecedora para os participantes, que viram no evento uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Anna Ruth Bispo Ramalho, Edilene Adelino Pequeno, Thamyris Carvalho de Andrade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).