Criações e inovações nas gastronomias e circulação global de pessoas e alimentos
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v4i2.66834Resumo
Com o dossiê temático Gastronomias e Circum-navegações convidamos à apresentação de trabalhos que nos permitissem conhecer melhor aspetos das gastronomias de lugares que foram marcados por diversos processos imperiais e que tiveram forte ligação com Portugal. Não nos interessou destacar o modo como a influência portuguesa pode ser registrada nesses lugares, em termos de práticas alimentares, mas sim dar palco ao modo como as diversas interações, interlocuções, intersecções, incorporações, encontros e desencontros, apropriações e rejeições, novos conhecimentos e processos criativos, contribuíram para moldar diferentes gastronomias, incluindo a portuguesa. Tratou-se de um exercício que procurou apelar ao modo como a viagem e os seus movimentos, nas suas circunstâncias históricas, políticas, econômicas e sociais, contribuíram para a transformação de práticas alimentares e para a construção de diferentes gastronomias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cynthia Arantes Ferreira Luderer, Virgínia Henriques Calado , Valdecir Carlos Ferri

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).