Comida de santo: reflexões sobre um conjunto patrimonial cultural afro-brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v5i2.68244Palavras-chave:
Comida de Santo, Ebó, Candomblé, Patrimônio alimentar., GastronomiaResumo
Este trabalho, por meio da abordagem da formação histórica brasileira marcada pela escravização de africanos e a pilhagem de seus saberes, propõe-se a fazer uma análise sobre a comida que compõe a Cozinha de Candomblé como patrimônio cultural do Brasil. Este estudo analisa o apagamento histórico da cultura negra no Brasil, com foco na comida de santo do Candomblé. A partir de revisão bibliográfica em bases reconhecidas, investiga produções que articulam alimentação, ritualidade e identidade. Fundamentado em uma perspectiva contracolonial, evidencia a centralidade da oralidade e da vivência nos terreiros como formas de resistência e memória coletiva. Conclui-se que a comida de santo constitui elemento estruturante da alimentação brasileira e deve ser reconhecida como um conjunto patrimonial cultural afro-brasileiro, expressão de identidade e resistência, simbolizada no ebó. A comida de santo, rica em significados, sobreviveu à opressão por meio da oralidade e da prática religiosa, sendo essencial à cultura nacional.
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Copyright (c) 2025 Natália Viviane Santos de Menezes, Fernando Santa Clara Viana Junior, Henrique Cunha Junior

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