GALERIA DE FOTOS Sabores da fé: a comida como expressão do sagrado
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v5i2.68872Palavras-chave:
Gastronomia, Comida, Candomblé, Fotografia, SagradoResumo
As imagens que compõem este ensaio fotográfico foram produzidas por Paula Teixeira, no Ilê Axé Odé Tá Ofá Sí Inã, terreiro de candomblé ketu, localizado na cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil, ao longo de vários anos. As fotos retratam aspectos da relação entre os membros daquela comunidade afrorreligiosa e algumas comidas votivas que, depois de preparadas são entregues como oferendas aos orixás e posteriormente consumidas pelas pessoas. As imagens pretendem mostrar as etapas do percurso feito por quatro pratos típicos da gastronomia de terreiro: Acaçá, Amalá, Axoxô e Ipeté. Cada detalhe revela conexões entre a comida e o sagrado, entre a fé e o sabor. O trabalho de Paula consegue, através das imagens, mostrar a quem é de dentro ou de fora, o papel das comidas no candomblé, que vão muito além da materialidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Patrício Carneiro Araújo, Paula Teixeira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
