Cozinhas comunitárias, enfrentamento à fome e protagonismo popular-comunitário no Grande Bom Jardim
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v5i2.68908Palavras-chave:
cozinhas comunitárias, Fome, Grande Bom Jardim, segurança alimentar, GastronomiaResumo
Este ensaio fotográfico relata experiências das cozinhas comunitárias do Grande Bom Jardim. Desde 2022, agentes individuais, coletivos e institucionais reconstituíram cozinhas comunitárias, que se tornaram essenciais ao enfrentamento à fome nesse território periférico, situado em Fortaleza, Ceará, Brasil. Constituindo a Rede de Cozinhas Comunitárias do Grande Bom Jardim, esses agentes formularam dados, geraram demandas e proposições, afetaram a elaboração da política estadual de enfrentamento à fome do Ceará e integraram o enfrentamento à fome à luta por uma política pública territorializada e democrática de segurança alimentar. Este ensaio fotográfico apresenta 22 fotografias geradas entre 2023 e 2024. Visitando as cozinhas, foi feito o acompanhamento das atividades e interações cotidianas, com foco na produção e na distribuição de refeições, mas com atenção a outras ações sociais e artístico-culturais. O trabalho envolveu participação do cotidiano das cozinhas, entrevistas e registros fotográficos e em vídeo. A partir disso, ficaram evidenciados a relevância societal e ético-política e o protagonismo popular-comunitário no enfrentamento a intensas vulnerabilidades sociais, violências e violações de direitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nathyelly Araujo dos Santos, Eduardo Gomes Machado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
