Cozinhas comunitárias, enfrentamento à fome e protagonismo popular-comunitário no Grande Bom Jardim

Autores

  • Nathyelly Araujo dos Santos Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Brasil https://orcid.org/0009-0005-7479-5760
  • Eduardo Gomes Machado Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.70051/mangt.v5i2.68908

Palavras-chave:

cozinhas comunitárias, Fome, Grande Bom Jardim, segurança alimentar, Gastronomia

Resumo

Este ensaio fotográfico relata experiências das cozinhas comunitárias do Grande Bom Jardim. Desde 2022, agentes individuais, coletivos e institucionais reconstituíram cozinhas comunitárias, que se tornaram essenciais ao enfrentamento à fome nesse território periférico, situado em Fortaleza, Ceará, Brasil. Constituindo a Rede de Cozinhas Comunitárias do Grande Bom Jardim, esses agentes formularam dados, geraram demandas e proposições, afetaram a elaboração da política estadual de enfrentamento à fome do Ceará e integraram o enfrentamento à fome à luta por uma política pública territorializada e democrática de segurança alimentar. Este ensaio fotográfico apresenta 22 fotografias geradas entre 2023 e 2024. Visitando as cozinhas, foi feito o acompanhamento das atividades e interações cotidianas, com foco na produção e na distribuição de refeições, mas com atenção a outras ações sociais e artístico-culturais. O trabalho envolveu participação do cotidiano das cozinhas, entrevistas e registros fotográficos e em vídeo. A partir disso, ficaram evidenciados a relevância societal e ético-política e o protagonismo popular-comunitário no enfrentamento a intensas vulnerabilidades sociais, violências e violações de direitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Gomes Machado , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Brasil

Professor Associado da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (1998), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2011). Tem experiência na área de Sociologia do Trabalho, Planejamento Urbano, Educação Popular e Formação de Professores, exercendo suas atividades de docência, pesquisa, inovação, extensão e gestão na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Foi coordenador do Curso de Licenciatura em Sociologia da UNILAB entre 2016 e 2018. Coordenador do Grupo Diálogos de Extensão e Pesquisas Interdisciplinares. Colaborador permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pós-Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisador do Observatório das Metrópoles - Núcleo Fortaleza.

Downloads

Publicado

31-10-2025

Edição

Seção

Artigos originais