ENTREVISTA Os Chayacates, guardiões do Menino Jesus em Ixtlahuacán, Colima
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v5i2.69850Palavras-chave:
Gastronomia, Chayacates, Sincretismo, Ritual, Patrimônio cultural imaterial, Cultura alimentarResumo
A presente entrevista explora a riqueza simbólica e ritual da Festa dos Chayacates, uma das tradições mais antigas e significativas do estado de Colima, México, celebrada no município de Ixtlahuacán. Por meio do testemunho do Avô de tradição José Mariscal Roncón, Hugo Romero Márquez, Gustavo Eduardo Mariano Diego e Heriberto Pastor Olivares, participantes ativos desta festividade, aprofunda-se na cosmovisão que articula esta celebração. O diálogo aborda a origem sincrética da festa, que funde a tradição mesoamericana do ciclo agrícola com a passagem bíblica da adoração dos Reis Magos e a perseguição de Herodes ao Menino Deus. São detalhados os significados dos personagens, sua indumentária, os momentos-chave do ritual e a centralidade da alimentação como um fato cultural total que articula o evento. Desde as oferendas comunitárias até os alimentos rituais específicos, a comida se revela como uma linguagem que constrói identidade, reforça laços sociais e encarna a renovação cíclica que a festa celebra.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Itzel Sosa-Argáez, Alin Jael Palacios-Fonseca, Omar Cervantes Rosas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
