APRESENTAÇÃO A comida e o sagrado: o que é bom para comer, rezar e sentir-pensar na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v5i2.69955Resumo
O que é bom para comer, rezar e sentir-pensar não se inscreve apenas no prato ou na boca, mas também nos olhos que velam as panelas, nas mãos que se erguem em oração e nas memórias que se deitam entre ervas, brasas e orikis, poemas laudatórios próprios das religiões afro-brasileiras, em honra dos orixás. A mesa posta deste dossiê nasceu de uma travessia feita a muitas mãos, em muitas línguas, por entre muitos terreiros, cozinhas, festas e territórios. É um banquete plural que se preparou com lentidão cerimonial, respeitando os tempos do fogo, da fé e das palavras que resistem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Patrício Carneiro Araújo, Lourence Cristine Alves, Angelica Maria Arriola Miranda , Itzel Sosa-Argáez

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
