Entre tradição e inovação: a moqueca baiana em restaurantes de Salvador (BA)
DOI:
https://doi.org/10.70051/mangt.v6.e72977Palavras-chave:
Moqueca, Cozinha afro-baiana, Tradição, Sociologia da alimentação, GastronomiaResumo
A moqueca baiana configura-se como marcador identitário e expressão de pertencimento na cultura alimentar da Bahia. Ancorado em debates sobre identidade alimentar e tradição como construção social, este artigo analisa permanências e transformações na produção da moqueca em três restaurantes de Salvador. Trata-se de pesquisa qualitativa, baseada em quatro entrevistas semiestruturadas com chefes fundadoras e sócios-proprietários, complementadas por análise de materiais institucionais e registros públicos. O material foi examinado por análise de conteúdo, a partir das categorias “tradição”, “adaptação” e “inovação”. As narrativas evidenciam a moqueca como símbolo da identidade baiana, e os restaurantes como espaços de legitimação desse saber-fazer. Observa-se que os modos de preparo permanecem referenciados como tradicionais, ainda que incorporem pequenas inovações em técnicas, utensílios e ingredientes, em função de estilos e de demandas do mercado gastronômico contemporâneo. Argumenta-se que esse saber-fazer se reafirma como prática socialmente reconhecida, situada entre tradição e inovação, contribuindo para a consolidação da moqueca como prato emblemático e sua potencial patrimonialização.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Solange Maria Galvão Oliveira, Débora Previatti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
