O universo do samba e o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira

Auteurs-es

  • Gustavo Arantes Camargo Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Campus Macaé/Nupem
  • Cláudia Foganholi Universidade Federal Fluminense

DOI :

https://doi.org/10.35520/mulemba.2018.v10n19a20597

Mots-clés :

Lei 10.639/03, samba, educação e relações étnico-raciais.

Résumé

Compreendemos o universo do samba como as narrativas das relações que constituem a história do samba, na perspectiva das pessoas negras no Brasil. O reconhecimento dessas histórias, contadas em sons, versos e movimentos são fundamentais para a compreensão da formação da sociedade brasileira e para a desconstrução de preconceitos e desqualificações acerca da história, cultura e identidade da população afro-brasileira. Articulando esses conhecimentos com o Parecer n. 003/2004 do Conselho Nacional de Educação, que regulamenta a alteração trazida à Lei 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional pela Lei 10.639/03, este artigo tem como objetivo propor uma reflexão sobre o universo do samba em sua potencialidade para o Ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira na escola. Considerando a riqueza e abundância da produção simbólica que compõe o samba, é possível atentar para os modos de ser e viver, educar e educar-se no contexto deste universo que possam nos auxiliar a pensar e apreender sobre a Educação das Relações Étnico-raciais no país.

Bibliographies de l'auteur-e

Gustavo Arantes Camargo, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Campus Macaé/Nupem

Doutor em Filosofia pela PUC-Rio.

Professor Adjunto da UFRJ/Macaé

Cláudia Foganholi, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos

Professora Adjunta do Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense

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Publié-e

2018-12-26