REPRESENTAÇÕES DA BRUXARIA NA LITERATURA ROMANA ENTRE OS SÉCULOS I a.C. E II d.C.: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E ANTROPOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.26770/phoinix.v25.2.n7Palavras-chave:
bruxas, literatura latina, Antiguidade Romana, bruxaria, antropologiaResumo
A partir da década de 1980, o crescente interesse por parte de filólogos, historiadores e antropólogos em torno da presença da magia na antiguidade mediterrânea fez com que uma série de figuras da literatura antiga, até então pouco exploradas, recebesse maior atenção dos estudiosos do mundo antigo. Entre ess as figuras, temos o caso das personagens do “tipo bruxa”, presentes exclusivamente na tradição literária latina. Contudo, até hoje, o aumento do interesse nessas personagens encontra como obstáculoa falta de consenso entre os estudiosos sobre a definição conceitual da bruxaria e seus termos correlatos. Ainda estamos distantes da resolução desse impasse; no entanto, ele é promotor de profícuos debates acadêmicos. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo trazer contribuições a esse debate a partir do estudo da Antropologia – área na qual pesquisas sobre esse tema possuem uma longínqua tradição – e do estudo de caso das representações da bruxaria na literatura romana entre os séculos I a.C. e II d.C. O artigo se divide em três partes: na primeira, apresentaremos de forma sucinta o atual
estado dos estudos sobre as bruxas latinas e seus impasses; na segunda, será enfocado o contexto atual do estudo da bruxaria na antropologia; na terceira, iremos aplicar as contribuições da antropologia aos estudos clássicos.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Phoînix, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação. A revista está vinculada à licença CCBY-NC (atribuição não-comercial, conforme o Creative Commons).